A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de Itabuna, no Sul da Bahia, reuniu os Pasconeiros, neste domingo, 8 de outubro, na primeira edição do ENDICOM (Encontro Diocesano de Comunicação).
O evento aconteceu nas dependências da Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, situada na Rua Pará, no bairro Jardim Vitória, no município grapiúna.
O encontro formativo teve como tema refletido: “Falar com o coração, comunicar e evangelizar!”. Teve início às 8h com o acolhimento.
Às 8h30, aconteceu a santa missa com a presidência do Padre Gabriel de Jesus (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias). A concelebração foi feita por: Padre Nerivaldo Santos de Azevedo (motivador da Pascom na Forania Sul e pároco na Paróquia São José em Una); Pe. José Augusto Ferreira Silva (Assessor Eclesiástico da Pascom e responsável pela Quase-Paróquia de São Francisco de Assis, no distrito de Rio do Meio em Itororó).
Durante o evento, Pe. Augusto ressaltou a importância do encontro: “Esse primeiro encontro é a abertura para outros que podem vir, agregar, reunir as paróquias da nossa diocese, norte, sul e centro. Um momento de formação, um momento de nós nos encontrarmos pela primeira vez, à nível diocesano, nos conhecermos, sabermos da dinâmica de cada paróquia, como que trabalham, como que vivem esse apostolado da comunicação em sua paróquia. Eu creio que depois desse encontro, todos nós sairemos mais motivados e com muito mais energia para exercer esse nosso apostolado. Não vamos chamar de trabalho, vamos chamar de apostolado porque é missão. O tema traz dentro dessa perspectiva de enxergar os caminhos. De acolhermos a Palavra, de acolhermos a comunicação como esse instrumento, esse meio de levar a Palavra de Deus”, disse o religioso.
Vale ressaltar que o Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, não pôde estar presente porque está viajando. Mas, por mensagem, expressou felicidade com a realização do evento.
Durante o dia, aconteceram diversas palestras que refletiram acerca dos quatro eixos de ação da Pascom: articulação, espiritualidade, formação e produção.
As oficinas foram direcionadas às produções de mídias (produção de arte para as redes sociais, produção de textos e fotografia).
Algumas pessoas não puderam estar presentes no evento e enviaram mensagens por vídeo. Foi o caso de Marcus Tullis (coordenador Nacional da Pascom), morador de Brasília (DF).
Cada palestrante falou sobre um tema pertinente à comunicação evangelizadora.
O Pe. Nerivaldo Azevedo falou sobre o Eixo da Espiritualidade da Carta do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações.
Kivia Matos (coordenadora da Pascom do Regional Nordeste 3 de Bahia e Sergipe), participou de forma online, e discorreu sobre o Eixo Articulação. Ela é da Diocese de Camaçari e moradora de Dias d’Ávila, município que fica na região metropolitana de Salvador (BA).
A advogada, Gabriela Matos, falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Inclusive, no fim de sua apresentação, ela foi convidada pela Coordenação da Pascom, para participar da Assessoria Jurídica da Pascom da Diocese de Itabuna, e aceitou o convite.
Houve uma pausa para o almoço.
No retorno, Gustavo Oliveira (Vice-coordenador da Pascom Diocesana e Vice-coordenador do Regional Nordeste 3), falou sobre os cuidados que os Pasconeiros devem ter ao fazer publicações nas redes sociais e deu várias dicas importantes sobre a fusão do mundo digital com o religioso.
Anara Passos, editora de textos e redatora do Portal Católico.net, falou sobre a rotina da produção de textos religiosos e deu dicas sobre escritas na web.
Jan Erik (coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itabuna) falou sobre produção artística e o uso dos aplicativos.
Tiago Silva (Vice-coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itabuna) falou sobre fotografias religiosas e os cuidados que os Pasconeiros devem ter ao desempenhar essa função.
O encerramento aconteceu às 16h. Na oportunidade, foi servido um lanche.
A equipe deste Portal agradece o convite e a oportunidade de participar do evento, e parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa de realizar um evento formativo de tanta qualidade.
Texto: Valdeni Elias e Anara Passos
Comments
No comment