Os seminaristas Diego Jesus, Gabriel Mota, Gabriel Vila Verde, Genivaldo Cunha, Paulo Roberto e Rafael Costa receberão o 1º Grau do Sacramento da Ordem no dia 18 de março, na paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí). A Ordenação Diaconal terá início às 9h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres da Arquidiocese de Salvador.
Os jovens, que passarão a ser diáconos transitórios – já que eles se preparam para receber o segundo grau do sacramento da Ordem, que é o presbiterato – dizem estar com o coração repleto da graça de Deus. “A vocação sacerdotal é seguir os passos de Jesus, assumir o Seu serviço no mundo, ser um outro Cristo no mundo. A Ordenação Diaconal faz parte desse caminho para abraçarmos o sacerdócio, que é de Jesus”, afirma Diego de Jesus.
“A nossa sensação maior é de muita alegria, mas também de muita gratidão, primeiramente a Deus e em segundo lugar à Arquidiocese de São Salvador, na pessoa de Dom Murilo, por ter confiado em cada um de nós e por nos conceder esta tão grande graça que é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Nós estamos aqui com o coração aberto para a graça de Deus, com o desejo de servir e de ajudar no crescimento do Reino de Deus e abertos também às inspirações do Divino Espírito Santo”, diz Gabriel Vila Verde.
Sacramento da Ordem
O sacramento da Ordem possui três graus: no primeiro está o diaconato, que é caracterizado pelo serviço. O diácono é aquele que se coloca a serviço do altar, dos órfãos e dos mais pobres. O segundo grau é caracterizado pelo presbiterato, que é aquele que colabora com o bispo. Aqui o sacerdote alcança a dimensão da Eucaristia, a dimensão da Palavra. Já o terceiro grau é o episcopado, que é a plenitude do sacramento da Ordem; é a representação dos apóstolos. São eles os responsáveis pela Igreja e por levar a mensagem de Jesus.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato”.
Foto: Da esquerda para a direita: Paulo Roberto, Genivaldo Cunha, Gabriel Mota, Diego Jesus, Rafael Costa e Gabriel Vila Verde
Fonte:Arquidiocese de Salvador
Comments
No comment