Santuário Nacional de Aparecida celebra Quarta-feira de Cinzas com 8 horários de missa

, Destaques

Tradicional rito de imposição das cinzas ocorre ao final de todas as celebrações

Por Lídia Tostes

Na próxima quarta-feira, 2 de março, a solenidade de Quarta-feira de Cinzas ocorre em toda a Igreja Católica. No Santuário Nacional de Aparecida, a data será celebrada com oito opções de horários de missa. Sendo, na Basílica Nova, às 6h45, 9h, 10h30, 12h, 16h e 18h e, na Basílica Histórica, às 8h e 18h. O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, preside a principal missa do dia, às 9h.

A data marca o início da Quaresma, tempo de oração e penitência para os cristãos em preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, dia mais importante do calendário litúrgico da Igreja. Seguindo a tradição católica, ao final de todas as celebrações haverá o rito de imposição das cinzas, momento em que o religioso proclama ao fiel “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Para os devotos que participam de casa, as missas poderão ser acompanhadas pela Rede Aparecida de Comunicação. A TV Aparecida transmite as celebrações das 6h45, 9h, 12h e 18h. Todas as solenidades também estarão disponíveis, em tempo real, na plataforma Aparecida ao Vivo (https://www.a12.com/aparecidaaovivo).

Dia de oração pela paz

Durante a última Audiência Geral do Vaticano, o Papa Francisco convocou todas as comunidades para que este seja um dia de jejum e oração pela paz. Diante do iminente conflito entre Rússia e Ucrânia o pontífice pede às “partes envolvidas para que se abstenham de qualquer ação que possa causar ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a convivência entre as nações e desacreditando o direito internacional”.

Demonstrando tristeza com o agravamento da situação na Europa, principalmente nesse início do principal período penitencial da Igreja, o Papa apela “aos que têm responsabilidade política para fazer um sério exame de consciência diante de Deus, que é o Deus da paz e não da guerra”. E recorda, ainda, que “à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus: com a oração e o jejum”.

O Santuário Nacional reforçará esta intenção nas orações das celebrações ao longo do dia, pedindo também a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, assim como clama o Bispo de Roma “Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”.

Foto: Thiago Leon

One Comments

  • Jejum intermitente 03 / 09 / 2023 Reply

    Sou a Aline Gomes, achei seu artigo excelente! Ele contém
    um conteúdo extremamente valioso. Parabéns pelo
    trabalho incrível! Nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe uma resposta