Há três dias integrando a comitiva que está visitando as cidades e áreas mais afetadas pelas enchentes no sul da Bahia, a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann, expressa as suas impressões da realidade que viu após as chuvas.
“Depois das primeiras visitas à Ilhéus e Itabuna realmente a gente percebe, mesmo depois de ter visto as imagens na televisão, toda a destruição causada pela água. Realmente é uma situação dramática, muito séria e preocupante”, afirmou.
Ela afirma ter visto muitas casas destruídas e ruas inteiras que não têm mais nada. “Trata-se de uma situação muito séria, a gente precisa realmente juntar todas as forças disponíveis para garantir que estas casas e a vida destas milhares de famílias possa ser reconstruída o quanto antes”, conta.
De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.
O especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, também integra a comitiva que está visitando a região afetada pelas chuvas desde o dia 3 de janeiro. Também integram a comitiva membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira e do Unicef Brasil. A agenda se estende até o dia 8 à região impactada pelas chuvas no Sul da Bahia.
#SOS Bahia e Minas Gerais
A ação se soma à Campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda, realizada desde o dia 11 de dezembro de 2021 pela Cáritas Brasileira e pela CNBB. Os recursos arrecadados serão destinados ao apoio às pessoas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. No vídeo abaixo, o bispo de Itabuna, dom Carlos Alberto o convida a se somar na campanha:
Comments
No comment