Com o tema “Como São João Batista, sejamos perseverantes e defensores da fé”, a Paróquia São João Batista, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, celebra a festa do precursor de Jesus neste mês de junho. O novenário, que terá início no dia 15, seguirá até o dia 23, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube (Paróquia São João Batista SSA). Para os fiéis que desejam participar presencialmente, haverá inscrição na secretaria paroquial pelo telefone (71) 3261-0217.
Nas cinco primeiras noites (de 15 a 19 de junho) os devotos de São João Batista poderão acompanhar o novenário às 16h. Já no dia 20 serão celebradas Missas às 7h e às 9h, e o novenário acontecerá às 17h. Nas três últimas noites (21, 22 e 23 de junho) os momentos de oração serão realizados às 18h.
O ápice das homenagens a São João Batista acontecerá no dia 24 de junho quando, às 8h, será celebrada a primeira Missa, pelos devotos. Já às 17h haverá mais uma Celebração Eucarística, encerrando os festejos deste ano.
Gesto concreto
Quem desejar poderá realizar gestos concretos, durante o novenário, através da doação de água sanitária (1º dia), álcool 70% (2º dia), sabão líquido (3º dia), leite em pó (4º dia), feijão (5º dia), café (6º dia), arroz (7º dia), açúcar (8º dia) e macarrão (9º dia).
São João Batista
João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.
A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.
São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.
Comments
No comment