Missa de Posse Canônica do Padre Pedro Vinícius é realizada em Floresta Azul.

, Homilias
O rito de Posse Canônica aconteceu ontem (quinta-feira, dia 5), durante a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo da Diocese de Itabuna (BA), Dom Carlos Alberto dos Santos; pelo Vigário Geral da Diocese de Itabuna, o Pe. Nicolau Klak  e concelebração por outros presbíteros mesma Diocese, no sul da Bahia. 
 
A santa missa começou às 19h e foi transmitida ao vivo pelas mídias socias da Diocese de Itabuna. Várias autoridades religiosas e políticas participaram da celebração, entre elas, a Prefeita de Floresta Azul, a Sra. Gicélia de Santana Oliveira Santos e seus familiares.
 
Rito de Posse
O Rito de Posse foi acompanhado pela provisão canônica, decreto do Bispo Diocesano, e foi lida pelo Padre Adriano Fernandes. Além da responsabilidade e do poder religioso foi dada ao novo administrador paroquial, a responsabilidade jurídica da paróquia e o Bispo declarou Pe. Pedro Vinicius Santos de Oliveira , empossado como novo administrador paroquial da cidade de Floresta Azul (BA), que compreende a Igreja matriz de Senhora Santana e todas as suas comunidades.
 
O Padre se posicionou na frente do Bispo, ao lado do altar, e fez sua profissão de fé e juramento de fidelidade.
Antes da proclamação do Evangelho, o novo administrador paroquial recebeu o livro dos Evangelhos das mãos do senhor Bispo, uma vez que é o seu dever anunciar e pregar a Palavra de Deus a todos os seus paroquianos. Após esse momento, se dirigiu ao ambão para a proclamação do Evangelho.
O padre Pedro Vinícius renovou suas promessas já feitas ao Bispo no dia de sua ordenação sacerdotal. E foi novamente interrogado para que manifestasse publicamente sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe foi entregue. Ele também recebeu do senhor Bispo diversos objetos e instrumentos para que com eles, possa desempenhar sua missão de pastor e guia, garantindo para os fieis, os Sacramentos tão indispensáveis. Ao receber a chave do sacrário, ele o abriu, fazendo uma breve adoração. Também recebeu o óleo dos catecúmenos, pois entre os ofícios do padre, está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo. Por fim, recebeu a estola roxa, pois uma das tarefas mais importantes do padre, consiste em administrar o Sacramento da Penitência, pois é por meio desse
sacramento que é realizada a reconciliação dos pecadores com Deus.
 
Ao final da celebração eucarística, as comentaristas deram as boas-vindas ao novo administrador paroquial com uma breve saudação. 
 
A Ata de posse canônica foi lida pelo seminarista Ítalo Santana.
Ao final da Celebração, o novo administrador paroquial teve seu momento de saudação e gratidão. Na oportunidade, dentre tantas coisas, ele disse: “Gostaria de agradecer ao nosso Bispo Dom Carlos Alberto dos Santos pela confiança que foi depositada. Espero corresponder com zelo e dedicação, como a Igreja pede. Minha gratidão também ao Padre  José Alberto Fonseca Kruschewsky, que ao longo dos últimos anos se doou em prol da evangelização e cuidado das almas, nesta paróquia. Agradeço ao Pe. José Alberto Fonseca Kruschewsky  pelos últimos meses de convivência, pelos ensinamentos, pela partilha. Ele vai fazer 51 anos de padre no próximo mês, então ele tem muita coisa a nos ensinar. Muito obrigado!”, declarou o Padre Pedro Vinicius Santos de Oliveira .
 
Quem também aproveitou a oportunidade para agradecer ao Padre Alberto, foi o Bispo Dom Carlos: “Muito obrigado, Padre Alberto pelo cumprimento do dever.” Ele também deixou claro como fica a partir de agora, a situação do Padre Alberto: “Segundo o Conselho Presbiteral, ele vai ficar como Pároco Emérito. Ele continua aqui na casa paroquial, fica colaborando naquilo que é necessário, em sintonia com o administrador paroquial.”
Logo após a santa missa, todos foram recepcionados no salão paroquial com um delicioso coffee break.
 
Conheça a diferença entre Pároco, Administrador Paroquial e Vigário:
A Igreja possui muitos termos e palavras que para muitas pessoas não são compreensíveis, às vezes confundidos e usados equivocadamente. Há muitas palavras que são usadas por tantas pessoas, mas sem o devido conhecimento dos seus significados.
Pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de
exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)”
O Pároco é nomeado para uma função mais estável (fala-se em 6 anos), normalmente diocesanos.
“O administrador paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contrária do Bispo diocesano.” (cân.540, §1). 
O Administrador possui um cargo tecnicamente provisório até, podendo ser transferido conforme solicitude pastoral.
Já os vigários paroquiais são cooperadores dos párocos ou dos administradores paroquiais.

VEJA TODAS AS FOTOS DESTE EVENTO!

Deixe uma resposta