Porto Seguro vive celebração histórica pelos 525 anos da Primeira Missa no Brasil.

, Destaques

Neste sábado, 26 de abril, Porto Seguro viveu um dia inesquecível para celebrar os 525 anos da Primeira Missa no Brasil. A programação especial começou logo às 5h da manhã com uma alvorada festiva de fogos e filarmônicas, marcando o início das homenagens.

Às 10h, foi realizada a encenação do Auto de Pindorama na Praça do Cruzeiro, seguida da chegada da Cruz Original da Primeira Missa no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, recebida com emoção pela comunidade. Às 12h, houve a bênção dos peregrinos na Praça do Cruzeiro, com a participação de fiéis de todas as paróquias da Diocese.

Às 13h, a Carreata da Fé saiu da Paróquia São Sebastião, levando a Cruz da Primeira Missa em procissão pelas ruas da cidade. Às 14h30, foi realizada a Procissão de Nossa Senhora da Esperança, saindo da Praça da Juventude e reunindo centenas de fiéis em um momento de devoção e alegria.

O ponto alto da programação ocorreu às 16h, com a celebração da Missa Pontifical dos 525 anos da Primeira Missa do Brasil, realizada na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, local histórico onde frei Henrique de Coimbra presidiu a primeira missa em solo brasileiro em 1500. A celebração reuniu autoridades eclesiásticas, representantes do povo Pataxó e a comunidade local.

As comemorações foram encerradas às 18h com um grande show pirotécnico e um show religioso animado pela banda Colo de Deus, celebrando a fé e a história que unem Brasil e Portugal. Toda a programação pôde ser acompanhada também pelo canal da TV Aparecida, no link: YouTube TV Aparecida.

A peregrinação da Cruz da Primeira Missa começou no dia 12 de abril em Braga e Fátima, em Portugal, seguiu para Cascais em 13 de abril e Lisboa no dia 14. No dia 15 de abril, a Cruz chegou ao Brasil, desembarcando em São Paulo. De 16 a 24 de abril, percorreu as cidades de Aparecida, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belém e Salvador. No dia 26 de abril, chegou a Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, encerrando seu trajeto em solo brasileiro.

As peregrinações fizeram parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, promovido pelo Movimento Brasil com Fé, pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e pelo Instituto Redemptor.

O evento reafirmou a importância de manter viva a memória histórica e espiritual do Brasil, celebrando o legado de fé que começou a ser construído há 525 anos.

Deixe uma resposta