A cruz é o grande símbolo para o Mês Missionário Extraordinário que todas as Dioceses do Brasil receberam, na Assembleia Geral do Episcopado Brasileiro, para incentivarem as ações missionárias, bem como peregrinar por paróquias e comunidades em todo o território nacional.
A cruz é um sinal que continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as
Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.
Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a Cruz Peregrina chegou à paróquia Santa Rita de Cássia no bairro São Caetano, às 9h, vindo da paróquia Nossa Senhora da Piedade do bairro Maria Pinheiro. Nesta sexta-feira (18), a cruz seguirá para a paróquia Nossa Senhora da Conceição do bairro Ferradas.
Vale ressaltar que a Cruz Peregrina está percorrendo todas as 33 paroquias da diocese de Itabuna e passará por todas as dioceses do Brasil
Para dar continuidade aos congressos missionários em âmbito de América e Brasil, a cruz missionária será o grande símbolo para a preparação do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019 com objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
No dia 9 de julho de 2015, o Papa Francisco abençoou 40 cruzes missionárias em sua visita na Bolívia, e as entregou a cada país da América como forma preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM5) que aconteceu em julho de 2018.
Sobre o processo de preparação (outubro de 2018 a outubro 2019), diz o Papa: “Podemos nos preparar convenientemente para Mês Missionário Extraordinário já através do mês missionário de outubro de 2018, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).
Vale ressaltar que a cruz missionária original destinada ao Brasil se encontra na responsabilidade das Pontifícias Obras Missionárias(POM) de Brasília (DF).
Conheça a Cruz Missionária:
1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a
realidade.
2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia.
Comments
No comment