Itabuna (no bairro Santo Antônio e na Avenida do Cinquentenário ), Itororó, Firmino Alves e Itajú do Colônia. Vale ressaltar que algumas paróquias, mesmo não tendo Santo Antônio como seu padroeiro, celebram Novenário e Tríduo.
A diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, tem três paróquias dedicadas a Santo Antônio. São elas: Ubaitaba, Teolândia, Ilhéus (bairro da Barra), entre outras comunidades.
Durante este mês de junho, os paroquianos fazem memória ao Santo Padroeiro, pedindo sua intercessão e agradecendo por todas as graças já alcançadas por meio dele.
História
Santo Antônio encontrou para o Convento de Olivais, onde adotou o nome de Antônio. Teve um curto noviciado e seguiu para a missão de evangelizar em Marrocos. Adoeceu e teve que retornar para Portugal. Em 1221, numa assembleia da Ordem Franciscana, Santo Antônio teve o seu primeiro contato com São Francisco de Assis. Santo Antônio só foi conhecido, dentro da comunidade franciscana, após o início de suas pregações, muitas lidas e estudadas até hoje. O destaque veio devido à sua grande sabedoria dom. Graças a isto, ajudou a propagar o Evangelho na Itália e da França.
Santo Antônio morreu no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos, em Pádua.
Sendo canonizado onze meses depois pelo Papa Gregório IX e, em 1946, Papa Pio XII o proclamou Confessor e Doutor da Igreja. “Como Santo Antônio foi sepultado numa terça-feira este dia da semana lhe é consagrado. Uma senhora de Toulon na França, por ter alcançado uma grande graça por intercessão de Santo Antônio, resolveu distribuir pães aos pobres em sua homenagem, daí a benção do pão de Santo Antônio, lembrando a caridade que se deve ter para com os mais necessitados”.
Fonte: CNBB
Comments
No comment