A paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabuna (BA), deu início ontem (23),às comemorações em homenagem a São Cosme e São Damião. A capela fica situada no bairro Fonseca e segue até quinta-feira (27) com a grande festa dos santos gêmeos.
O tema para este ano do laicato é: “Cristãos leigos sal da terra e luz do mundo”. Entre tantos festejos e solenidades, a celebração da memória dos irmãos Cosme e Damião é uma tradição no calendário de muitos brasileiros.
A devoção aos santos é uma marca muito expressiva na vida dos fiéis. Os santos gêmeos Cosme e Damião nasceram em Egeia (agora Ayas, no Golfo do İskenderun, Cilícia, Ásia Menor), e tinham outros três irmãos. O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações. Os dois irmãos praticavam a medicina e não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços. Dessa forma, trouxeram muitos novos adeptos para a fé católica. Quando a perseguição de Diocleciano começou, o prefeito Lísias mandou prender Cosme e Damião e ordenou-lhes que se retratassem. Eles se mantiveram constantes sob tortura, e de forma milagrosa não sofriam nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz, até que foram decapitados por uma espada. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio também morreram como mártires com eles.
Cosme e Damião são considerados os patronos dos médicos e cirurgiões e, por vezes, são representados por emblemas médicos. Além disso, os irmãos são invocados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos.
Texto:Portal Católico.Net
Foto:Divulgação
Comments
No comment