O Papa Leão XIV presidiu nesta sexta-feira (9) sua primeira missa como líder da Igreja Católica, em uma cerimônia reservada aos cardeais na Capela Sistina. A celebração começou às 11h locais (6h no horário de Brasília), marcando o primeiro ato público do pontífice eleito na véspera.
Em uma homilia pronunciada em inglês e italiano, com trechos em latim, Leão XIV homenageou São Pedro – a quem pediu bênção para seu papado – e enfatizou a união da Igreja. “Espero trazer luz às noites escuras deste mundo”, declarou o novo papa, que também criticou a substituição da fé por valores materiais: “Muitos hoje preferem seguranças como tecnologia, dinheiro, sucesso ou o poder do prazer”.
O discurso ecoou temas caros ao seu antecessor, Francisco, ao defender que a Igreja “deve ser um farol identificado pela santidade de seus membros, não pela grandiosidade de seus edifícios”. O pontífice lamentou ainda que a fé seja frequentemente “considerada coisa absurda, para pessoas fracas e pouco inteligentes”.
No domingo (11), às 7h (2h no Brasil), Leão XIV fará sua primeira aparição pública na Sacada Central da Basílica de São Pedro para a oração do Regina Coeli.
Eleito na quinta-feira (8), o cardeal americano Robert Francis Prevost – agora Leão XIV – torna-se o primeiro papa nascido nos Estados Unidos. Aos 69 anos, o agostiniano é visto como herdeiro do legado progressista de Francisco, a quem sucede após o falecimento do antecessor em abril. Seu nome homenageia os 13 papas chamados Leão na história da Igreja.
Foto: Vatican News
Comments
No comment