Na Palavra do Pastor desta semana, Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo da Diocese de Itabuna (BA), falou sobre a posse canônica do Padre Pedro Vinicius Santos de Oliveira, na Paróquia Senhora Santana em Floresta Azul (BA). Na oportunidade, ele também esclarece sobre a situação do Pe. José Alberto Fonseca Kruschewsky , na mesma paróquia.
Confira a mensagem do Bispo, na íntegra:
“A posse do Padre Pedro Vinicius Santos de Oliveira se dará hoje (quinta-feira, dia 5), em Floresta Azul (BA), como administrador paroquial. Visto que, ele já está lá neste município baiano, há quase 1 ano, e sem nenhuma função, justamente com o objetivo de fazer com que as coisas pudessem acontecer ao estado que ele vai chegar hoje, como administrador paroquial.
Porém, já tem 2 anos que nós estamos tentando com Padre José Alberto Fonseca Kruschewsky e ele não abria chance para isso. Padre Alberto já deveria esta morando no Seminário em itabuna, sendo assistido por lá, para poder ter uma morada. Porque com 75 anos, todo Padre e Bispo, devem fazer o pedido de renúncia do cargo. Diante da situação de Padre Alberto, a gente quer ver o melhor para ele e o melhor para a comunidade. De tal forma que hoje, nós vamos dar a posse para o Padre Vinicius como administrador paroquial, e nós, do Conselho Presbiteral, achamos por bem que o Padre Alberto ficasse lá como Padre Emérito, portanto, sem nenhuma função, ajudando apenas nas necessidades, morando lá mesmo, e vivendo lá como o Padre Sebastião em Ibicaraí (BA), que não deixou de ser padre mas deixou de ser pároco.
Então, hoje, às 19h, teremos a posse e eu peço que vocês rezem para que isso tudo possa acontecer da melhor maneira possível. Quero agradecer o trabalho do Padre Alberto em nossa Diocese, agradeço também pela abertura dele, de fazer com que as coisas possam caminhar conforme a Igreja pede e não conforme o Bispo quer.
Obrigado a todos que colaboraram, obrigado a todos pela compreensão e obrigado a todas as autoridades que colaboram para que isso possa acontecer.”, disse o Bispo da Diocese de Itabuna.
Foto: Acervo/Portal Católico
Ridículo! Padre Alberto está sendo tirado a força de uma Comunidade como tantas outras ele ajudou a levantar… Ele tem capacidade para continuar a frente da Comunidade, está sendo obrigado a entregar a Comunidade já pronta para quem não levantou um dedo se quer , sem merecimento nenhum.
Eu discordo de você irmão. O trabalho do sacerdote é este: Construir, administrar, motivar e fazer a comunidade crescer. Tudo este trabalho é feito para fazer acontecer o Reino de Deus. A paróquia não é do bispo e nem do padre. É de Jesus e a serviço do reino. Padre Alberto fez a sua parte, trabalhou pra Jesus. Ele está com a idade avançada e a saúde debilitada. Pode descansar e continuar com seu trabalho de evangelização de forma didática. Será muito útil.