Para marcar o próximo mês de novembro, este Portal compartilha uma entrevista especial na edição “Palavra do Pastor”, onde Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, fala sobre assuntos relevantes, como o 18º Congresso Estadual da RCC do Estado da Bahia, que aconteceu no último fim de semana de outubro, em Porto Seguro (BA); da Ordenação diaconal dos seminaristas da Diego Americano e Ubiratã, e o leitorato de Murilo; e pra finalizar, ele fala sobre a posse dos novos Frades Capuchinhos da paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna.
Confira em detalhes na entrevista:
Sobre o 18º Congresso da Renovação Carismática Católica, ele disse:
“Meus irmãos e minhas irmãs, nestes dias do mês de outubro, nos dias 25, 26 e 27, nós tivemos o décimo oitavo Congresso da Renovação Carismática Católica de toda a Bahia. Éramos em cerca de quatro mil pessoas, numa grande solenidade, num grande encontro de unidade, com todas as nossas dioceses, participando deste Congresso, com o título: ‘Deus faz milagres’, visto que o milagre do amor acontece no coração humano, na conversão, na mudança de vida. De tal forma que, foi um congresso muito bom. Na sexta-feira, começou com a celebração da Eucaristia, tendo portanto, a introdução. No sábado, várias pessoas do Regional e do Nacional, falaram sobre o que é ser Igreja, o que é ser Renovação, qual o Carisma da Renovação, e qual é a nossa missão. E assim, tomamos consciência de que precisamos ser verdadeiros evangelizadores, verdadeiros missionários, verdadeiros apaixonados por Jesus, pela Igreja, pelos irmãos, fazendo com que todos nós, em nossas comunidades, em nossa diocese, em nossas paróquias, tenhamos esses grupos de oração, esses grupos de encontro com o Senhor. De tal forma que foi muito bom e contou com a presença de vários sacerdotes, vários diáconos, e do mesmo modo, contou com a presença do Bispo da Diocese de Eunápolis, Dom José, e eu também estive lá presente. Agradeço a Deus por aquele momento tão precioso, inclusive, com três ônibus aqui da nossa diocese. Então, foi muito gostoso. E de modo particular, quero ressaltar um momento que toda comunidade partiu para o centro da cidade, no sábado, às oito horas da noite, com um trio, mostrando ao mundo, mostrando ao povo que ali se encontrava, que é possível evangelizar também naqueles ambientes, naquelas ruas do centro da cidade, com os turistas que lá se encontravam. Foi muito vibrante! Nós começamos às oito horas e fomos terminar, portanto, às onze horas da noite. De tal forma que a gente agradece e fica feliz!
Sobre as transferências que ocorrerão na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna, ele disse:
“Quero comunicar que que teremos transferências na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna. Dois padres vão deixar essa paróquia: o Frei Anailton (que está aqui há pouco tempo, mas que já vai para outra região) e o Frei José Genilton, que passou mais ou menos uns nove anos e Frei Carlos Inácio. De tal forma, que a gente agradece por esse carinho, por essa determinação, por esse amor pela Igreja. O Frei Gilton, que é sergipano, tomará posse no dia dezoito, numa segunda-feira, às dezenove horas. O Frei José Luiz também tomará posse. Agradecemos a Deus pelos trabalhos maravilhosos que eles fizeram e recebemos com alegria, esses outros nossos irmãos que virão, a partir do dia dezoito e que serão empossados, para viverem a alegria da nossa família diocesana com os Capuchinhos”.
Sobre as ordenações diaconais dos seminaristas, ele disse:
“Em dezembro, terão duas ordenações diaconais dos seminaristas Diego Americano (da cidade de Itororó) e Ubiratan (de Itabuna), além de outro seminarista, o Murilo, que vai receber o Leitorato. Ele é um jovem, também filho de Itororó. E vai receber o Ministério de Leitor no dia 27. Já no dia 28, acontecerão as duas ordenações, também às dezoito horas, na catedral, do Diego Americano e do Ubiratan, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima, em Itabuna. Rezemos por estes jovens que estão aos poucos se preparando para serem sacerdotes em nossa igreja, em nossa diocese. Queremos louvar e agradecer a Deus por esses momentos preciosos!”, finalizou Dom Carlos.
Foto:Acervo/Portal Católico.Net
Comments
No comment