Para marcar a palavra do Pastor, esta semana, o Portal Católico de Notícias compartilha uma entrevista especial na qual o Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, fala sobre as transferências de sacerdotes.
Esse tema está sendo refletido pois tantos os paroquianos quanto alguns padres se questionam sobre as transferências e fazem alguns comentários como: “nosso padre estava bem aqui”, “ele não pode sair”, “o senhor não pode tirá-lo de nós”.
Mas vale ressaltar que o padre é um missionário e precisa de um novo oxigênio ,ou seja precisa ir evangelizar e conhecer novos horizontes.
O Bispo não transfere porque tem prazer em fazer isso, porque simplesmente “faz parte” ou porque quer exercitar sua capacidade de reorganizar a diocese a cada ano. Antes de reclamar ou reagir, pense nestas palavras do Pastor:”A transferência não é um ato arbitrário e autoritário que recai e pesa sobre a pessoa do bispo. As decisões e transferências são pensadas e construídas num conselho de padres, demandam longas conversas e, às vezes, várias reuniões. Não estamos brincando com pessoas. Os padres são colaboradores indispensáveis e preciosos do bispo, que não tem de cuidar desta ou daquela paróquia, mas de todas, ao mesmo tempo.
A Igreja tem uma dinâmica própria, de fazer com que diante das dificuldades e necessidades, nós possamos transferir pessoas que tenham verdadeiros suportes para algumas paróquias com as características próprias. Nesta feita, nós estamos transferindo o padre Ednaldo Martins dos Santos da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Santa Cruz das Vitórias, para a Paróquia São José em São José da Vitória(BA). Nós agradecemos pelo carinho, pelo trabalho, que ele exerceu lá em Santa Cruz da Vitória, por um ano e seis meses, mais ou menos, e agora vai pra outra missão, cuja missão a gente está confiando para que ele possa dar continuidade com a obra da Igreja, com a obra de Jesus, naquela comunidade, com aquele povo. Outras transferências não serão publicadas no momento. Vamos rezar para que Deus possa nos mostrar como é que nós devemos fazer da melhor maneira possível, para o bem do padre e para o bem do povo”, disse Dom Carlos.
Foto: Pascom/Diocese de Itabuna (BA)
Comments
No comment