Palavra do Pastor: Bispo de Itabuna fala sobre Mês Vocacional e Semana Nacional da Família.

O bispo da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, Dom Carlos Alberto dos Santos, nesta edição da “Palavra do Pastor” falou sobre o Mês Vocacional e a Semana Nacional da Família que são celebrados neste mês de Agosto. Confira!
 

Nós estamos celebrando neste mês de Agosto, o Mês das Vocações. Em cada semana, tem uma vocação específica. De tal forma que, nós queremos louvar e agradecer por todas as vocações que existem na vida da Igreja (a vocação sacerdotal, a vocação religiosa, a vocação consagrada, matrimonial). Queremos parabenizar a todos que vivem com alegria, com festa, com amor, com dedicação, essa experiência dada por Deus, na sua caminhada. Estaremos começando neste domingo (dia 11), a Semana da Família, com o tema: “Família e amizade social”. Família é dom de Deus, é presente de Deus. É a união de duas pessoas formando uma única comunidade de amor, cujo os frutos desse amor são os filhos. E os filhos deverão ser o exemplo dos exemplos que são os pais, pela formação, pela educação, pela fé, pela amizade, em casa, para que os filhos possam levar esses exemplos para a sociedade. Encontramos na sociedade esse espaço bonito de comunhão, de vida, e sobretudo, de sociabilidade”.

 
Na oportunidade, Dom Carlos fez um convite especial para que as famílias participem dessa semana tão importante: “Queridas famílias da Diocese de Itabuna, participem da Semana Nacional da Família! Cada paróquia, cada comunidade, organiza esse evento, da melhor maneira possível, sendo que cada dia tem um tema. Encerraremos esse evento no sábado (17), quando teremos, às 15h, um programação especial na Catedral de São José. Vai ter a abertura, palestra, Adoração ao Santíssimo Sacramento, e missa, às 18h. Participe desse momento na Catedral no dia 17 e na sua paróquia, no dia 18”, finalizou o Bispo.
 

Segundo o site da CNBB, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, como uma ocasião especial para refletir, fortalecer e renovar os laços familiares à luz da fé cristã. O tema deste ano, “Família e Amizade”, e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que convida todos os fiéis a viver a fraternidade de maneira concreta e autêntica. 

A família é o núcleo fundamental da sociedade, onde os valores e princípios são transmitidos de geração em geração. É no seio da família que aprende-se o significado do amor, do respeito, da solidariedade e da fé. No entanto, em um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, as relações familiares e de amizade muitas vezes são desafiadas por uma série de fatores, como a falta de tempo, o estresse cotidiano e a influência das redes sociais. 

O tema “Família e Amizade” chama a atenção para a importância de cultivar relações saudáveis e genuínas dentro e fora do ambiente familiar. A amizade, vista como uma forma de vida com sabor do Evangelho, é um convite a viver o mandamento do amor de maneira concreta, partilhando, apoiando e caminhando juntos na fé e na vida. 

O lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho” lembradas palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (João 15,13). A verdadeira amizade, conforme ensinada por Cristo, é caracterizada pelo amor abnegado, pela confiança mútua, pelo apoio nos momentos difíceis e pela alegria compartilhada nas conquistas. 

Durante a Semana Nacional da Família, paróquias e comunidades em todo o Brasil promoverão uma série de atividades para envolver as famílias e incentivar a vivência do tema proposto. Algumas dessas atividades incluem: 

Missas e Celebrações Eucarísticas: Enfatizando a importância da família e da amizade à luz do Evangelho. 

Palestras e Encontros: Com temas relacionados à construção de relações familiares e de amizade saudáveis e cristãs. 

Dinâmicas e Oficinas: Para fortalecer os laços entre pais e filhos, irmãos e amigos. 

Momentos de Oração e Adoração: Pedindo a Deus a graça de viver o amor e a amizade verdadeira. 

Ações de Caridade e Solidariedade: Encorajando as famílias a praticarem obras de misericórdia juntos. 

Que todos possam aproveitar este tempo de graça para renovar os compromissos familiares e de amizade, e que, inspirados pelo Evangelho, possam construir uma sociedade mais justa, amorosa e fraterna. 

Deixe uma resposta