Palavra do Pastor: Bispo da Diocese de Itabuna fala sobre as comemorações da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida!

Na Palavra do Pastor desta semana, Dom Carlos Alberto, Bispo da Diocese de Itabuna, fala sobre outubro, o mês dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e o significado que esta santa representa para todos os cristãos. Na oportunidade, ele relembra um pouco da história do aparecimento da imagem da santa e das tradicionais festividades que acontecem no país inteiro, e em especial, aqui na região.
 
“Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. Foi aquela imagem que foi encontrada pelos pescadores. Primeiro encontraram o corpo da santa e depois encontraram a cabeça. Eles guardaram a Imagem e começaram a cultuar, fazendo orações, para que pudessem favorecer vida e esperança. Nossa Senhora fez grandes prodígios na vida dos pescadores, por causa desta maneira bonita deles respeitarem aquela imagem. O povo brasileiro tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, que é uma pequenina Imagem, mas que tem um significado enorme. A devoção à Nossa Senhora, Mãe de Jesus, deve ser uma devoção muito grande. E àquele que é cristão, nunca pode deixar de estar ao lado dela, rezando o terço, pedindo à Nossa Senhora como Mãe, que sempre nos acolha, nos proteja, nos livre de todos os males, sobretudo nos tempos de hoje, onde nós estamos vivendo essa diversidade em nossa sociedade. Que Nossa Senhora nos proteja, nos ampare e nos dê a força para sermos cada vez mais fieis à grande missão. Que Nossa Senhora possa cada vez mais ser amada e abraçada por todos nós. 
 
Em Itabuna (BA), nós temos a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Califórnia, dedicada a santa, além de várias comunidades. No dia 12 de outubro teremos a festa lá e em todo Brasil. As celebrações começam no dia 3, com o novenário, e terminam no dia 12, com a missa festiva e a procissão. Convido a todos para participarem e homenagearem a Mãe de Jesus e a nossa Mãe. Que cada um vá abrindo o seu coração, deixando que Nossa Senhora tenha esse lugar especial, ao lado do Seu Filho Jesus”, disse Dom Carlos.
 
Vale lembrar que a festa litúrgica do dia 12 (que é feriado nacional), foi instituída no ano de 1953 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Antes disso, a Igreja Católica celebrava a Padroeira do Brasil, em 7 de setembro. A mudança aproximou as comemorações ao momento estimado em que a Imagem foi retirada das águas do Rio Paraíba do Sul (17 a 30 de outubro de 1717).

Deixe uma resposta