Estudantes e professores de diversas escolas de Salvador estão aderindo esta semana à nova campanha das Obras Sociais Irmã Dulce em benefício da população mais necessitada. O objetivo é arrecadar recursos para a reforma e aquisição de equipamentos da Unidade Dona Dulce, espaço que será destinado ao atendimento de pacientes oncológicos assistidos pela instituição do Anjo Bom. Batizada de “Tijolinhos de Solidariedade”, a campanha consiste na venda de “tijolinhos” que simbolizam a contribuição de cada um para que a nova unidade seja erguida. O projeto vem sendo apresentado aos alunos de escolas do ensino Fundamental e Médio da capital baiana através de visitas das integrantes da Rede Amigas de Dulce (grupo de mulheres voluntárias que atuam na organização de iniciativas em prol da OSID). A partir desses encontros, vem sendo formada uma verdadeira corrente do bem, com as comunidades escolares abraçando novas ações para a promoção dos tijolinhos.
Além de estimular a solidariedade e o engajamento social em crianças e jovens, a campanha também é uma forma de apresentar às novas gerações o legado de amor e caridade da Mãe dos Pobres. “Queremos promover o envolvimento de instituições de ensino para mostrar aos estudantes e às suas famílias a importância do legado de Irmã Dulce e de tudo o que tem sido feito por meio das Obras Sociais”, declara a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. “Buscando a parceria com as escolas queremos despertar a cultura do voluntariado e aproximar os jovens das Obras Sociais Irmã Dulce, mostrando a importância dos serviços prestados pela instituição aos mais carentes e a necessidade de todos ajudarem a perpetuar os trabalhos de Irmã Dulce”, ressalta a coordenadora geral da Rede Amigas de Dulce, Rosemma Maluf.
Dezoito escolas já garantiram participação no projeto: Sacramentinas, Módulo Criarte, Nossa Infância, Antônio Vieira, Pequenópolis, Kimimo, Apoio (Vilas do Atlântico), Anchieta, Tempo de Criança, Dorilândia, Módulo, São Paulo, Sartre Coc, Anchietinha, Colégio São José, Salesiano, Experimental e Nossa Senhora do Salette. Doações à campanha de requalificação da Unidade Dona Dulce também podem ser feitas via conta bancária: Banco Bradesco / Agência 2864-9 / Conta Corrente 451-0.
OSID em números – Com 58 anos de fundação, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com quase 4,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua. Somente em Salvador, são 954 leitos hospitalares e cerca de 2 mil pessoas atendidas diariamente na sede da OSID. A entidade também responde anualmente pela realização de 10 mil cirurgias e 16,5 mil internamentos, além de 1,3 milhão de refeições servidas a seus pacientes. Mais de 4 mil profissionais trabalham na instituição filantrópica, sendo mais de 2 mil funcionários somente no complexo da capital baiana, local onde atuam ainda 320 médicos e 125 voluntários.
Informações: OSID e Arquidiocese de Salvador
Foto de capa: Sara Gomes
Comments
No comment