Faleceu na madrugada desta terça-feira (28), em Ilhéus (BA), o padre João Boaventura Oiticica. O religioso tinha de 72 anos de idade e 45 anos de sacerdócio. Ele estava internado no hospital São José, em Ilhéus. Padre João estava fazendo hemodiálise quando passou mal. Ele foi internado, mas não resistiu.
Em nota, Dom Mauro Montagnoli, Bispo da Diocese de Ilhéus, lamentou a morte do religioso: ” Padre João foi o servo fiel que cumpriu plenamente sua missão. Deus o chamou neste momento difícil por que passamos. Mas, a fé no Senhor ressuscitado nos sustenta e nos conforta sabendo que ele já goza do prêmio para os que lhe são fiéis. ‘E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que me deu, mas o ressuscite no último dia’ (João 6,39).
Todos lamentamos a perda desse irmão querido que nos deixa belas recordações de sua presença sempre alegre e cordial. Com quem ele conviveu e por onde ele passou exercendo seu ministério sacerdotal ficaram as marcas da sua dedicação e zelo apostólico e grande sabedoria de conselheiro. Sacerdote exemplar, amava profundamente a sua diocese e o clero, gozando de grande estima entre seus membros. Há 7 anos sofreu problema de saúde com a paralisia do funcionamento dos rins e estes últimos anos de vida passou pelo calvário da hemodiálise. Apesar dessa limitação na saúde nunca deixou de cumprir suas obrigações de pároco na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Ilhéus. Também acompanhou com muita dedicação sua função de diretor espiritual do Movimento Cursilho de Cristandade na diocese. Permanecerá indelével sua figura de pai espiritual em todos quantos, mulheres e homens, jovens e crianças que tiveram a felicidade de beber dos seus ensinamentos e cuidados. Descanse em paz, Padre João, e seja mais um intercessor nosso junto de Deus para que sejamos fiéis à nossa vocação e missão”, disse o Bispo.
História de Padre João Boaventura Oiticica
Aos 31 dias do mês de mês de julho, do ano da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo de 1947, nascia na Cidade de Valença-BA, uma criança; seus pais que hoje se encontram na Glória de Deus, se chamavam: Odorico Macário Oiticica e Francisca Boaventura Oiticica Durante a sua infância até os dias de hoje, muito dificilmente se chegarem lá em sua Cidade e procurarem por João não encontram… Mais se disserem “Quinquinha”, que não apenas os amigos, mas os familiares também o chamam assim. Em sua vida religiosa de sacerdócio, ordenado no dia 09 de junho de 1974, Pelo Saudoso Bispo Dom Valfredo Bernardo Tepe, ele já esteve em muitas cidades, dentre elas: Coaraci (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes), Ipiaú (Paróquia São José Operário), Ilhéus: (Paróquia São Jorge / Catedral Diocesana, Nossa Senhora Aparecida).
Informações e foto:Diocese de Ilhéus (BA)
Comments
No comment