Com grande alegria, a CongregaçãoServos da Caridade, realizou no último sábado, dia 30 de julho, a Ordenação Presbiteral do Diácono Tiago Santos da Silva, pela imposição das mãos e oração de Dom Protogéns José Luft. SdC, Bispo diocesano de Barra do Garças/MT, diante da comunidade e de seus familiares.
A cerimônia de Ordenação do Padre Tiago foi concelebrada por padres e diáconos das Dioceses de Itabuna, Ilhéus, e de vários padres de outras dioceses do Brasil.
A primeira Missa e o primeiro batizado após a ordenação, foram realizados neste domingo (01), às 9h30, na Catedral de São José.
O padre Tiago Santos da Silva é natural da cidade de Itabuna, da Paróquia Antônio, do bairro Santo Antônio, e faz parte da Congregação dos Irmãos e Padres dos Servos da Caridade, cujo fundador é São Luís Guanella.
O jovem religioso reafirmou sua vocação e foi ordenado Padre. Em entrevista ao Portal Católico, o religioso já ordenado presbítero, contou o que o impulsionou para essa decisão. Ele ressaltou que a participação e o apoio da família foram de extrema importância para todo o processo de formação. Confira a entrevista:
Portal Católico: Como você conheceu a Congregação Servos da Caridade?
Padre Tiago: Foi de uma maneira muito inusitada. Eu era ator de teatro e dançarino de street dance, e pelo meu envolvimento nas artes cênicas, comecei a trabalhar no Buffet de festas para crianças , aonde os meus chefes eram do Rio de Janeiro, e vieram morar em Itabuna. Eu comecei a trabalhar para eles e me falaram sobre um padre bastante interessante, e foi nisso que finalmente eu pude conhecer o Servos de Caridade, de uma maneira inusitada.
Portal Católico: O que te chamou atenção no carisma da Congregação?
Padre Tiago: O carisma é o revelar que Deus é Pai e como Pai ele é misericordioso e terno. Revelar a paternidade e ternura de Deus com misericórdia é algo que chama muito a atenção, pois de maneira especial esse amor é revelado aos excluídos. E os excluídos, na época do nosso fundador, São Luís Guanella (que ele sentiu necessidade de ajudar) eram as pessoas com deficientes físicos ou mentais (os bons filhos, como ele chamava), os idosos, e as crianças pobres e órfãs. E isso me chamou muito a atenção.
Portal Católico: Em que ano entrou para o Seminário?
Padre Tiago: Em 2006, em Canela, no Rio Grande do Sul. Lá, eu fiz meu primeiro ano, fui crismado e depois continuei a formação com os Servos da Caridade.
Portal Católico: Sua família ajudou no processo vocacional?
Padre Tiago: Sem dúvida. Família é a base de cada um de nós e é na família que é onde a gente descobre e discerne a vocação.
Portal Católico: Na vida missionária, o que mais te chamou atenção?
Padre Tiago: Eu já andei por vários lugares do Brasil e do mundo e eu sempre gosto das pessoas, porque nelas eu consigo ver o Senhor e ao ver o Senhor, o Reino de Deus se faz presente. Isso me anima muito: levar o Senhor, e encontrá-lo naqueles que eu o estou levando.
Portal Católico: Quais as suas expectativas como sacerdote?
Padre Tiago: Eu desejo ser um sacerdote de Deus e do povo. Que seja disponível para realizar a missão que pede a Igreja.
Portal Católico: Como ser um pastor atendendo ao chamado do Santo Padre Francisco e indo ao encontro dos irmãos?
Padre Tiago: Acredito que todo sacerdote sai ao encontro das ovelhas e assim nós já estaríamos vivendo a Santidade que Igreja nos pede há muito tempo e agora o Papa Francisco volta a pedir. Na acolhida, na simplicidade, na presença, na palavra, no abraço, nos gestos mais simples. Assim, se faz presente o Senhor, para aqueles que estão excluídos e para aqueles que não têm ninguém.
Portal Católico: Já tem uma paróquia para evangelizar?
Padre Tiago: Como sou de Congregação religiosa, eu pertenço a uma Comunidade. Atualmente em moro em Sagueiro, Pernambuco, continuarei lá como promotor vocacional, ajudando os jovens a discernir as suas vocações, para poder seguir e servir ao Senhor.
Comments
No comment