A celebração em louvor e ação de graças pelo aniversário de vida de Dom José Palmeira Lessa, nesta quarta-feira, 18, marcará também a passagem do báculo para o Arcebispo Coadjutor, Dom Frei João José Costa, OCarm. O Código de Direito Canônico (401§1) obriga o metropolita a solicitar ao Santo Padre um pedido de renúncia (ou aposentadoria) ao completar 75 anos de idade. A solicitação foi encaminhada ao Papa Francisco em setembro de 2016.
Dom Lessa está no arcebispado de Aracaju há 20 anos, sendo dois como Arcebispo Coadjutor e 18 anos como titular. A transição foi iniciada há dois anos, com a nomeação, pelo papa, de Dom Frei João como Coadjutor.
A nomeação de Dom José Palmeira Lessa como bispo foi feita pelo Santo Padre João Paulo II, há 34 anos. Na época, o Arcebispo tinha 40 anos de idade. Antes de servir em Aracaju, esteve Bispo Auxiliar no Rio de Janeiro e Bispo Diocesano em Propriá-SE. Ele faz questão de ressaltar que a sua caminhada de cristão e pastor em missão foi alimentada na espiritualidade da Unidade, da Obra de Maria (Movimento dos Focolares), carisma fecundíssimo de Chiara Lubich.
Na expectativa de reunir grande número de fiéis, bispos, padres, diáconos, religiosos e missionários, a celebração desta quarta-feira está prevista para as 19h, na Catedral Metropolitana. Às 18h30, os padres da Arquidiocese sairão em procissão do Santuário Nossa Senhora Menina em direção à Catedral.
Texto: Carlos Barbosa
Foto:Divulgação
Com informações da Arquidiocese de Aracaju(SE)
Comments
No comment