Missa pelo aniversário da cidade e em memória do padre Roma foi presidida por Dom Murilo

No dia 29 de março de 1549 nascia a cidade de Salvador. Para celebrar a data, na manhã de hoje (29), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu uma Missa na matriz da paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, localizada no bairro de Nazaré. “No aniversário de 468 anos da cidade nos reunimos aqui em torno do altar, dizendo ao Senhor que somos filhos Vossos, precisamos de Vosso apoio e de Vossa graça não só para nós, mas para esta cidade que tem um nome que a compromete: Salvador”, afirmou Dom Murilo.

Durante a Celebração Eucarística, Dom Murilo também rezou pela alma de José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima, padre Roma, fuzilado há exatamente 200 anos, durante a Revolução Republicana. “Nesta manhã estamos aqui também em função da história. Precisamente há 200 anos, aqui perto de nós, aconteceu o fuzilamento de um homem que foi movido por ideais; ideais por outros irmãos, ideais por liberdade”, disse Dom Murilo durante a homilia.

Parentes do padre Roma, a exemplo do chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma, o prefeito da capital baiana, Antônio Carlos Magalhães Neto, secretários, vereadores e representantes da sociedade civil também participaram da Missa na igreja que foi reaberta recentemente, após quase 10 anos fechada devido a um processo de restauração.

“Nesta manhã também estamos aqui movidos pela arte. Essa Igreja cuja restauração está quase completa, eu diria, é um presente extraordinário que nossos antepassados os deram, um presente que estava escondido sob tantas camadas de tinta e que agora se mostra em toda a sua beleza. Nós somos privilegiados, porque estamos conhecendo, vendo e admirando uma obra que estava escondida por séculos e que só aqueles que viveram por ocasião de sua inauguração puderam conhecer”, ressaltou Dom Murilo.

No local estão os restos mortais do padre Roma, do monsenhor Luna, de Maria Quitéria, monsenhor Ayres e da família Caymmi. “Nesta Celebração do falecimento do padre Roma, nós queremos também homenagear todos aqueles que ajudaram a construir essa cidade com amor, com o seu carinho, com o seu trabalho. Essa cidade deve ser para todos nós um lar, uma casa, a extensão da nossa casa, porque uma cidade ou é boa para todos, ou não é boa para ninguém”, afirmou Dom Murilo.

Foto: Sara Gomes

Fonte:Arquidiocese de Salvador

Deixe uma resposta