Missa em Ação de Graças celebra aniversário da Diocese de Itabuna e oficializa novo Administrador Apostólico!

, Homilias
Neste sábado (09/11) foi realizada uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pela passagem dos 46 anos de criação da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia. Na oportunidade, também foi apresentado o novo Administrador Apostólico da Diocese, Dom Jailton José Lino de Oliveira, PSDP, atual bispo da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no Extremo Sul do estado.
 
A santa missa teve início às 18h, na Catedral Diocesana de São José, padroeiro da cidade e da Diocese de Itabuna.
Foi lido pelo chanceler da Diocese  de Itabuna, o pe. Nerivaldo Santos Azevedo , o decreto de nomeação do Administrador Apostólico, Dom Jailton. 
Dom Jailton presidiu a celebração. A concelebração ficou por conta de padres e diáconos das três Foranias: Centro, Norte e Sul.
Durante a ocasião Dom Jailton destacou como deve agir na Diocese de Itabuna: “Eu vim para aqui como um servo e eu quero me colocar à disposição de todos e de todas, assim como Jesus que veio para servir. E servir com muita alegria, com muito entusiasmo! O método que eu gostaria de usar nesse trabalho, nesse tempo que estarei aqui, é o método que sempre usei em minha vida e utilizei em Teixeira de Freitas/Caravelas: o método da participação, do diálogo, da escuta. Porque esse é o caminho que Jesus nos propõe, é o caminho que Ele fez”, disse o religioso, diante de uma multidão de fieis de várias paróquias de Itabuna e cidades circunvizinhas.
 
História da Diocese de Itabuna:
 
A Diocese de Itabuna é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana no estado brasileiro da Bahia sediada na cidade de Itabuna. Ela foi criada pela bula pontifícia _Benignissimo Dei Consilio_ do Santo Padre São João Paulo II no dia 7 de novembro de 1978.
 A Diocese é formada por 33 Paroóquias e três quase-Paróquias em 19 municípios.
 O 1º bispo da Diocese de Itabuna, Dom Homero Leite Meira, tomou posse no dia 01 de janeiro de 1979, onde procede à instalação da nova Diocese, desmembrada da Diocese de Ilhéus. Aí permanece até novembro do ano seguinte, quando é nomeado para Irecê.
 
 O 2º bispo, Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira,  tomou posse em 1980. Em 1983, enfermo, renunciou ao governo diocesano. Nos seus últimos anos de vida estava servindo de capelão no Hospital Santa Isabel, na cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro.
 O 3º bispo, Dom Paulo Lopes de Faria, tomou posse em 1983. Sua posse se deu no mês de janeiro, tendo sido presidida pelo Cardeal Arcebispo de Salvador Dom Avelar Brandão Vilela. Nesta diocese, onde ficou 12 anos, organizou o Seminário São José, deu início à construção do centro de Pastoral João Paulo II, criou diversas paróquias. Nesse período, foi Presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB por dois períodos e saiu em 1995 quanto foi nomeado arcebispo-coadjuntor de Diamantina.
 
 A Diocese de Itabuna ficou vacante até 1997 (sem bispo, sendo administrador o Frei Faustino).
 O 4º bispo, Dom Ceslau Stanula, tomou posse em 1997, quando foi transferido da Diocese de Floresta pelo Papa João Paulo II para a vacante diocese de Itabuna. Tomou posse no dia 26 de outubro de 1997, onde exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito ano de 2017, quando se aposentou até 2017 quando se tornou bispo emérito.
 O 5º bispo, Dom Carlos Alberto dos Santos, tomou posse em 7 de abril de 2017 quando foi transferido da Diocese de Teixeira de Freitas. Ele fez um pedido de renúncia, que foi aceito pelo Papa Francisco, no dia 30 de outubro de 2024.
 
Nomeação de Dom Jailton e renúncia de Dom Carlos:
 
O Papa Francisco nomeou Dom Jailton de Oliveira Lino, atual bispo de Teixeira de Freitas – Caravelas, como Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna, no dia 30 de outubro de 2024.
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou no dia 30 de outubro, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado pelo bispo de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos. Na mesma ocasião, o Papa nomeou Dom Jailton, como Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna.
 
Biografia de Dom Jailton:
Nascido em 28 de janeiro de 1965, Dom Jailton  é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre. Ele foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS). Foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, na Bahia, em 15 de novembro de 2017.
Foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, na Bahia, em 15 de novembro de 2017.
 
Novo bispo emérito:
Sergipano, ordenado padre em 1983, em Tobias Barreto (SE), dom Carlos Alberto dos Santos cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). Em sua trajetória antes do episcopado, já atuou como reitor do seminário provincial Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju (SE). Também foi responsável pela Pastoral Vocacional da arquidiocese de Aracaju (SE), assim como já foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e assistente espiritual arquidiocesano do Apostolado da Oração. Seu lema episcopal é “Per Mariam ad eucharistiam”.
Foi nomeado bispo de Teixeira de Freitas – Caravelas, na Bahia, em 15 de junho de 2005 e ordenado em 26 de julho do mesmo ano, em Aracaju (SE). Em 1º de fevereiro de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Itabuna, na Bahia.

Deixe uma resposta