Rádio, TV, internet e impressos ajudam na evangelização dos devotos de Nossa Senhora Aparecida mesmo à distância
No próximo domingo (16), a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações, junto com a Solenidade da Ascenção do Senhor. A data, instituída pelo Papa Paulo VI no ano de 1967, discute a relação da Comunicação com a sociedade e a Igreja. Em Aparecida (SP), o vínculo entre a informação e fé ultrapassa os séculos e favorece o processo de evangelização.
Esta história se iniciou em novembro de 1900, com a fundação do Jornal Santuário. A publicação foi criada pelos Missionários Redentoristas para ser o primeiro órgão de comunicação oficial da Basílica de Aparecida. A partir de então, ele nunca deixou de ser produzido. Em 2020, o Jornal passou por uma reestruturação, recebendo nova diagramação e formato.
Com o passar do tempo, os padres e irmãos que trabalhavam no Santuário perceberam a importância do rádio como meio de comunicação importante ao serviço pastoral. Em 1951, entrava no ar a Rádio Aparecida. Pelas ondas da Rádio, a Missa transmitida diretamente da Basílica que abriga a Imagem da Padroeira do Brasil passou a entrar nas casas de milhares de brasileiros, que também faziam questão de acompanhar outros programas de sucesso, como a Consagração das 15h, eternizada na voz do Padre Vitor Coelho de Almeida.
Durante a pandemia, a programação religiosa foi o chamariz para que o público descobrisse também os programas de informação e entretenimento da emissora. O crescimento de 20% de audiência foi sentido pela Rádio.
“A grande novidade foi o crescimento do número de pessoas que acompanham a Rádio Aparecida na internet. Tem sido um retorno de audiência muito significativo”, destaca o diretor da Rádio Aparecida, padre Inácio de Medeiros.
O aumento também foi registrado pela TV Aparecida. Criado em 2004, o canal alcança altos índices de audiência. No dia 02 de maio, a Missa Dominical chegou à vice-liderança no ranking das televisões abertas a Grande São Paulo. Ao longo dos 15 anos de história da emissora, esta foi a segunda vez que a marca foi alcançada.
“Estamos felizes com nosso alcance e audiência. Crescemos como aquela semente plantada na terra boa, no coração do povo. Então, como nos ensina o Evangelho, a gente percebe estes frutos sendo colhidos. Conseguimos chegar a muitos lares do Brasil. Esta é a missão de Aparecida, que quer espalhar inúmeras graças e benefícios para o povo brasileiro, chegar em cada lar, fazer com que cada casa seja extensão do Santuário Nacional”, comemora o diretor de programação da TV Aparecida, Irmão Alan Patrick Zucheratto.
Atualmente, a emissora está presente em 25 estados brasileiros e pode ser sintonizada em 26 capitais e 612 municípios. Além disso, ela também pode ser acompanhada, assim como a Rádio, pelo portal A12. O website reúne conteúdos da Rede Aparecida de Comunicação, Santuário Nacional, Editora Santuário e da Província Redentorista de São Paulo.
As pesquisas pelo portal na internet cresceram mais de 300% nos últimos meses. Parte delas estão relacionadas às transmissões ao vivo do Santuário Nacional, realizadas por meio da plataforma.
“Queremos ajudar as pessoas a fazerem uma experiência de fé no âmbito da comunicação digital. Compreendemos que os espaços online e off-line estão entremeados em nossa vida e, por isso, queremos colaborar para que eles façam uma experiência de fé e espiritualidade a partir do nosso portal”, destaca o diácono Jonas Luiz de Pádua, diretor do A12.
Além das celebrações, os meios de comunicação que integram a Rede Aparecida de Comunicação possuem programação diversificada. Integram as grades programas jornalísticos e de entretenimento que promovem formação humana e religiosa.
Missa pelos comunicadores – No Brasil, o Dia Mundial das Comunicações será celebrado com uma missa pelos comunicadores no Santuário da Piedade, em Caeté (MG). A TV Aparecida transmite a Eucaristia a partir das 15h, presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Mol.
Fonte: Santuário Nacional
Comments
No comment