Numa missa na Catedral de São José em Itabuna (BA), às 18h, sob a presidência
do bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, que trinta e sete fieis católicos puderam receber o Sacramento da Crisma.
A missa teve como concelebrante o pároco Gilvan Oliveira, com as participações dos diáconos permanentes José Araújo e Esmeraldo Sardinha.
Dom Carlos Alberto, no começo da missa, suplicou a Deus para que enviasse sobre os crismandos, o dom do Espírito Santo. O Bispo lembrou ainda, a importância do padrinho ou da madrinha de Crisma na vida do crismando.
A Crisma ou Confirmação é o sacramento do compromisso missionário na comunidade, onde o jovem confirma o seu batismo e se compromete com a vida cristã. A figura do padrinho ou madrinha representa um segundo pai, ou uma segunda mãe, alguém em que se confia e a que se tem como exemplo no fiel seguimento dos ensinamentos de Jesus Cristo.
“Quando a criança recebe o batismo, geralmente ela não é capaz de discernir e fazer uma opção no seguimento de Cristo. Depois do batismo, ela vai receber toda uma educação, uma formação e, depois de crescida, já com a idade de 14 anos em diante, já com o uso da razão, capaz de discernir e de escolher, ela se apresenta a Igreja para pedir o sacramento da confirmação que é o sacramento da Crisma”, explicou Dom Carlos.
Esse tempo chegou para Maurício Katita, um dos católicos que foi crismado neste domingo.
Segundo ele, esse sacramento foi suficiente para fazer com que ela fortifique sua fé e assuma seu papel de discípulo e missionário de Cristo: “Este é um momento muito importante para todos nós. Sim, agora eu me sinto um verdadeiro Guerreiro de Jesus!”, afirmou.
Fotos: Pascom/Diocese de Itabuna
Comments
No comment