Católicos celebram a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

, Homilias

As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, contou com uma programação bem especial, começando pelo Novenário e terminando com a tão esperada festa. Durante esse período, aconteceram diversas missas, tríduos, reza do terço, procissões e peregrinações, organizadas pelas paróquias que compõem a Diocese de Itabuna.

Esse ano completou 300 anos do encontro da imagem da Mãe de Jesus e padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo. O Novenário do ano de 2017 tem como tema central da festa e do Ano Nacional Mariano: “Senhora Aparecida ensina a viver o nosso Jubileu  com gratidão, fidelidade e amor”. E o  lema deste ano Nacional Mariano foi: “Fazei tudo que ele vos disser.”

Na cidade de Itabuna, uma paróquia dedicada à santa, que fica situada no bairro Califórnia, realizou às 7h, a Missa dos devotos, às 10h, os batizados e  às 17h, missa solene presidida pelo diocesano dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por padres e diáconos da Diocese de Itabuna.

“Hoje é um dia de muita alegria, pois é o dia da festa Daquela que soube doar-se, soube se entregar, à favor da vida. Esta é Maria, a escolhida de todas as mulheres para ser a Mãe e para fazer com que todos nós tivéssemos o presente maior, que é Jesus”, disse Dom Carlos Alberto.

Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 18h50, uma grande procissão  percorreu várias ruas e avenidas do bairro. Milhares de fieis, visitantes e devotos da santa participaram desse momento, rezando e cantando ao som de um trio elétrico.

Nos dias que antecederam a festa, de 3 a 11 de outubro, a comunidade participou  do Novenário, sempre às 19h. Todas as noites, os devotos foram convidados a colaborar com um gesto concreto, por meio de doações: material de higiene pessoal, alimentos, entre outros.

Mais de 10 mil fies visitaram a Igreja matriz em preparação a Festa de Nossa Senhora Aparecida, com a igreja lotadíssima todas as noites. As paróquias e comunidades de todo o Brasil tem  esta dedicação a Nossa Senhora Aparecida, nossa mãe e de Nossa Senhor Jesus Cristo. Este ano de 2017, ficou na historia de seus filhos, pois celebrar 300 anos foi uma alegria para todos os brasileiros.

Texto e fotos:Portal Católico.net

Álbum de fotos. Clique e confira

Deixe uma resposta