Igreja Católica celebra o Mês Mariano: maio é tempo de devoção à Virgem Maria.

, Artigos

Maio é tradicionalmente celebrado pela Igreja Católica como o Mês Mariano, um período especial de oração, reflexão e homenagens dedicadas à Santíssima Virgem Maria. Durante esses trinta e um dias, os fiéis são convidados a intensificar sua devoção à Mãe de Jesus, reconhecendo nela o modelo perfeito de fé, obediência e entrega a Deus.

A origem do Mês Mariano remonta ao século XIII, mas foi a partir do século XVIII que essa prática se difundiu oficialmente pela Igreja, especialmente por iniciativa dos jesuítas. Maio foi escolhido por coincidir com a primavera no hemisfério norte, estação que simboliza vida nova, florescimento e beleza, imagens fortemente associadas à figura de Maria.

Neste mês, é comum nas comunidades católicas a realização de novenas, coroações de Nossa Senhora, terços, procissões e celebrações especiais, que expressam o amor do povo cristão pela Mãe de Deus. A Coroação de Maria, por exemplo, é uma das práticas mais simbólicas, em que crianças ou jovens oferecem flores e colocam uma coroa sobre a imagem de Nossa Senhora, reconhecendo-a como Rainha do Céu e da Terra.

Mais do que rituais, o Mês Mariano é um chamado à conversão e ao discipulado, seguindo os passos de Maria, a mulher que disse “sim” a Deus e se tornou sinal de esperança para a humanidade. O Papa Francisco, em diversas ocasiões, tem incentivado os fiéis a rezarem o Santo Terço diariamente em maio, como instrumento de paz e intercessão.

Ao longo do mês, diferentes títulos de Maria são celebrados, como Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), Nossa Senhora Auxiliadora (24 de maio), entre outros, reforçando a diversidade de expressões marianas dentro da fé católica.

Deixe uma resposta