Hoje, 21 de junho, é dia de São Luiz Gonzaga, Padroeiro dos Seminaristas.

, Destaques
Animai a vocação dos seminaristas, para que possam no tempo devido entrarem no gozo da vida sacerdotal e no momento oportuno na glória junto de vós, que vossa pureza seja estímulo para que os jovens e seminaristas, mergulhados num mundo de violência e de malícia, possam se manter afastados dos vícios e saibam valorizar a juventude como tempo privilegiado da vida. “Que ao exemplo de São Luís Gonzaga e com suas bençãos, possamos sempre seguir firmes no caminho do Pai!” 
 
Entre em contato coma  Diocese de Itabuna. Participe dos encontros vocacionais no Seminário Propedêutico São José e tenha uma experiência de encontro com Deus!
 
História
Esta data homenageia o padroeiro da Juventude e dos Estudantes, de acordo com a Igreja Católica. São Luís Gonzaga desde cedo resistiu aos chamados mundanos e se entregou completamente à vida religiosa desde os 14 anos de idade.

Luís de Gonzaga nasceu na Itália em 9 de março de 1568, numa nobre família do Sacro Império. Como herdeiro dos títulos familiares, seu pai queria que o filho seguisse a carreira militar, mas o seu amor pela palavra de Deus fez com que abdicasse da nobreza e se dedicasse exclusivamente à religião.

O jovem fazia parte da recém-formada Companhia de Jesus, sendo os membros conhecidos por jesuítas.

Durante uma viagem a Roma, a fim de completar os seus estudos, Luís Gonzaga se deparou com uma epidemia de tifo que estava fazendo muitas vítimas pela região. Compadecido com o sofrimento das pessoas, o jovem jesuíta decidiu permanecer no local e ajudar os doentes.

No entanto, infelizmente, acabou por contrair a peste e morreu em 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos.

No Brasil, há um município no Rio Grande do Sul que se chama São Luiz Gonzaga em homenagem ao santo.

Oração a São Luís Gonzaga

“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado.

Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém.”

Foto: Reprodução/Internet

Deixe uma resposta