enitência, integrante da Ordem Franciscana Secular (OFS), da Venerável Ordem Terceira (VOT), completou 400 anos de presença no Rio de Janeiro. A celebração deste marco histórico, foi feita através de uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca.
A atual ministra do conselho da fraternidade, Valéria da Costa Pinheiro, afirmou ser necessário agradecer muito a Deus pelo desprendimento dos religiosos que durante esses quatro séculos doaram “seu tempo e seus seu tempo e seus bens para as construções do hospital, do museu e da igreja, e que tivéssemos tantas outras conquistas. Que possamos, cada vez mais, amar São Francisco, por tudo o que ele nos ensina: o desprendimento, a disposição em ajudar e consolar. Minha alegria é imensa, por participar dessa celebração e dessa história”.
O Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, recordando a origem da Fraternidade Secular, contou que o casal de portugueses Luis de Figueiredo e Antônia Carneiro, irmãos da Ordem Terceira de Lisboa, procurou os frades franciscanos do Convento Santo Antônio e ali construíram a capela no terreno doado pelos religiosos. Então, no dia 20 de março de 1619, tiveram início as atividades da Fraternidade Secular.
Ao longo desses quatro séculos, foram realizadas grandes obras como a igreja dedicada a São Francisco das Chagas, o asilo para pessoas idosas, o hospital e o cemitério. Entretanto, para o o assistente espiritual, Frei Estêvão Ottenbreit, a obra maior é a herança franciscana. “Por muitos anos, ou melhor, por séculos, os irmãos da Fraternidade buscaram serem seguidores de Jesus Cristo, imitando a São Francisco de Assis no seu amor para com Deus e para com todas as criaturas”.
“Esta herança de Fé, história, cultura e arte, agora é confiada à Fraternidade de São Francisco da Penitência, ou simplesmente à atual Fraternidade da Ordem Terceira de São Francisco. Ela, porém, não é somente a ‘guardiã’ deste rico tesouro, sem dúvida, único no Brasil, mas, ‘testemunha e profetisa’ do verdadeiro motivo da existência e conservação deste patrimônio inigualável: um canto de Fé, de louvor e de gratidão ao Criador da vida de todas as criaturas”, destacou Frei Estêvão, que assiste aos irmãos seculares desde setembro de 2012.
A “Capela Dourada” da Ordem Terceira, uma das mais belas do Brasil, atualmente faz parte do Museu Sacro Franciscano, que abrange atualmente todos os espaços, galerias e construções existentes no terreno localizado, na Rua da Carioca, nº 5, Centro do Rio de Janeiro: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e suas capelas: Capela Primitiva da Ordem (Nossa Senhora da Conceição), Capela do Santíssimo, Capela dos Noviços, Antessacristia, Sacristia, Capela de São Francisco, Capela das Promessas, Capela dos Ex-votos, Quarto do Padre Assistente, Capela das 5 Chagas, Calvário, Consistório, Coro, Ante-Coro, Mansarda, Galerias e escada, Pátio Interno, Jardim de Santa Clara, Cemitério antigo das Catacumbas e Capela das Exéquias, Jardins, Horta, Pomar e Arquivo.(GaudiumPress)
Comments
No comment