Foi realizada a XXXVI Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, no Centro de Pastoral Diocesano, situado no bairro Jardim Vitória, nos dias 9 e 10 de novembro. O tema abordado foi: “Igreja, escola de oração, sinal de esperança e caridade”. A Assembleia marca um momento significativo para a comunidade católica local, pois trata-se de um período para reflexão, avaliação e definição de caminhos a serem percorridos, mediante as orientações da Igreja.
A abertura foi conduzida pelo Pe. José Augusto (que faz parte da Quase-Paróquia São Francisco de Assis do distrito do Rio do Meio, do município de Itororó) e Assessor Eclesiástico da Pastoral de Comunicação Diocesana, tendo à frente o Administrador Apostólico, Dom Jailton de Oliveira Lino, Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, que na oportunidade, deixou uma mensagem de esperança e renovação para todos os presentes.
Dom Jailton destacou a importância da união e do trabalho conjunto na missão pastoral, enfatizando a necessidade de escutar e acolher as necessidades da comunidade.
O evento contou ainda com a participação de diversos líderes religiosos, leigos e representantes das paróquias do 19 municípios do sul baiano, que se reuniram para discutir e planejar as ações pastorais para o ano de 2025.
Na sequência, houve uma explanação pelo Pe. Vinicius Mascarenhas (pároco da Paróquia São Boaventura de Canavieiras)sobre o período de vacância na Diocese e sobre a função do Administrador Apostólico. Logo após, o Tribunal Eclesiástico explanou sobre como funciona, no suporte dentro do Direito Canônico, as várias situações, dentre elas a nulidade matrimonial nas estruturas e seus custos. A fala foi ministrada pelo Vigário
Judicial, Pe. Wanderley Silva de Oliveira, e pelos Juízes Titulares, Pe.Valdemir Silva e Pe. Nerivaldo Azevedo.
Na sequência da manhã do domingo (10/11), Pe. Diego Americano, coordenador do Conselho Diocesano de Pastoral, coordenador da Assembleia e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade do bairro Maria Pinheiro em Itabuna,
fez uma retrospectiva da última Assembleia e recordou sobre o Plano de Pastoral a partir do questionário enviado para todas as paróquias.
Em seguida, Pe. Adriano Fernandes (da paróquia Nossa Senhora da Conceição do bairro Conceição em Itabuna) palestrou sobre o Jubileu 2025 com tema “Peregrinos da Esperança”, onde ele explicou todos os trâmites referente ao Ano da Esperança, que será de 24/12/2024 até 06/01/2026.
Texto e adaptação/Redação Portalcatolico.net
Fonte e fotos: Pascom/Diocese de Itabuna(BA)
Comments
No comment