Ontem à noite (dia 24/12), foi celebrada na Catedral de São José, em Itabuna (BA), a Missa do Galo, tradicional no Natal dos Católicos. A participação de fiéis neste, que é um dos mais importantes marcos da tradição católica, foi limitada, por causa da pandemia. Muitos fieis puderam acompanhar a missa de forma online, com transmissão pelas redes sociais.
O padre Gilvan de Oliveira, pároco da Catedral, celebrou a data que marca o nascimento do Menino Jesus.
O Bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, na oportunidade, mandou uma mensagem para os devotos, nesta data tão especial: “Feliz Natal! Que Jesus tenha nascido no seu coração, na sua vida. Natal é luz, é esperança. E Jesus veio para isso, para iluminar, para tirar as trevas e dar vida nova. Que Jesus nasça no seu coração e em toda sua família!”.
A Missa do Galo é como se conhece uma importante tradição da Igreja Católica: a missa que é realizada à meia-noite na véspera de Natal. Ela faz parte das celebrações existentes no Catolicismo a respeito da data de nascimento de Cristo, que, segundo a tradição cristã católica, ocorreu em 25 de dezembro.
A Missa do Galo ocorre também no Vaticano, sendo realizada pelo papa na Basílica de São Pedro.
Excepcionalmente este ano, o Papa Francisco antecipou a celebração, que costuma acontecer a partir das 21h30 (horário local), em duas horas. Isso porque o governo italiano impôs, entre outras medidas para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19, um toque de recolher a partir das 22h.
Tradicionalmente marcada para a meia-noite, desde 2012 a missa passou a ser celebrada às 21h30 para que o papa emérito Bento XVI pudesse acompanhar. Ele tem a saúde debilitada e não pode participar de eventos em horários avançados.
A participação de fiéis também foi limitada por lá. Apenas 100 pessoas, entre seguidores e religiosos, tiveram a permissão de entrar na Basílica de São Pedro.
Foto: Arquivo/Portal Católico
Comments
No comment