Foi realizado nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no bairro Conceição, em Itabuna (BA), neste domingo, 16 de junho, um Encontro de Formação para a Pastoral Catequética e Pastoral Litúrgica. O evento teve como objetivo levar os conhecimentos sobre aquilo que a Igreja fala: a vocação do ser catequista e do ser liturgo, e também para tirar dúvidas dos cristãos, como por exemplo, sobre questões que envolvem a missa.
O Encontro teve início às 7h30, com o credenciamento, e em seguida, teve animação e apresentação das coordenações diocesanas: Catequese e Liturgia.
O 1° tema abordado foi: “O perfil da catequese: Vocação e Missão”, que teve como palestrante, o Pe. Adriano Fernandes. O 2° tema foi: “A importância do catequista na Liturgia”. Nessa parte, aconteceu a Organização da Pastoral da Catequese (documentos 84 e 107). O diácono permanente da diocese de Itabuna, Trajano Osvaldo, falou sobre a missa e tirou dúvidas dos catequistas.
O evento contou com a presença de 160 pessoas das pastorais catequéticas e litúrgicas das 13 paróquias que compõem a Forania Centro.
Vale ressaltar que a Farania Centro é composta de 14 paróquias, porém uma delas, não enviou representantes.
Os assessores eclesiásticos da Pastoral da Catequese na diocese de Itabuna são os seguinte religiosos: Pe. Jose Augusto, Pe. Everton Francisco e o Pe. Nerivaldo Azevedo.
Os assessores eclesiásticos da Pastoral da Litúrgica são: Pe. Acássio Alves e o diácono Trajano Osvaldo.
O evento encerrou às 16h, com uma santa missa presidida pelo bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebrada pelo pároco da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Pe. Adriano Fernandes; e pelo diácono Trajano Osvaldo.
Álbuns de fotos em nossa página oficial no Facebook: www.facebook.com/portalcatolicooficial
Comments
No comment