Encerramento da Semana Nacional da Família é realizado neste sábado em Itabuna.

, Homilias
A Igreja Católica no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, de 11 a 18 de Agosto, como uma ocasião especial para refletir, fortalecer e renovar os laços familiares à luz da fé cristã. O tema deste ano “Família e Amizade”, e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que convida todos os fiéis a viver a fraternidade de maneira concreta e autêntica.
Durante a Semana Nacional da Família, paróquias e comunidades em todo o Brasil estão promovendo uma série de atividades para envolver as famílias e incentivar a vivência do tema proposto. Algumas dessas atividades são: missas, celebrações eucarísticas, palestras, encontros, dinâmicas e oficinas, momentos de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento, ações de caridade e solidariedade. As atividades foram e estão sendo realizadas em comunidades, em praças públicas e nas igrejas matrizes, com participações de várias pastorais, movimentos, grupos de orações e comunidades.
O encerramento à nível de diocese, aconteceu neste sábado (17/08). Teve início às 14h, na Catedral Diocesana de São José, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos, às 18h, e concelebrada por diversos religiosos: Pe. Gilvan Oliveira (pároco da Catedral de São Jose), Pe. Manoel Carlos (pároco da Paróquia Senhor do Bonfim do bairro Jardim Primavera), Pe.
Nicolau Klak (pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima), Pe. José Andrade (pároco da Paróquia Santo Antônio), além dos diáconos permanentes: Ailton Matos, Esmeraldo Sardinha e Trajano Osvaldo.
 
Na homilia, Dom Carlos ressaltou a importância da família: “Hoje nós estamos celebrando o encerramento, aqui em nossa diocese, da Semana da Família. Durante toda essa semana, nós fomos convidados à refletir sobre a família nos vários campos, e agora, nós vamos começar a vivenciar essas reflexões em nossas casas, e nos ambientes onde nós tivermos. E a Palavra de Deus hoje nos diz que muito mais feliz é quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Como seria bom que todos nós tomássemos consciência, como seria bom que todos nós abraçássemos Jesus nos Seus mandamentos, nos sacramentos, ao lado da Sua Mãe, Maria Santíssima, Nossa Mãe. Nós somos os Filhos queridos e amados de Deus. Maria é a Nossa Mãe entregue por esse mesmo Filho, que vem nos chamar atenção para que sejamos felizes e responsáveis, vivendo a Palavra e a pondo em prática! Como seria bom que a nossa família tomasse consciência que ela deve ser santuário de Deus. Fomos convidados durante toda essa semana, pela Igreja do Brasil, ao desejo de fazer a comunhão em família, na sua diocese, na sua paróquia, na sua comunidade. Sejam verdadeiras famílias! Se amem de verdade! Façam da sua casa, o santuário de Deus!”, disse o Bispo.
No final da celebração, Dom Carlos aconselhou os fieis, a não deixarem de participar da Santa Eucaristia. 
 

Deixe uma resposta