Nesta quinta-feira, 22 de maio de 2025, o Papa Leão XIV nomeou Dom Valter Magno de Carvalho como novo bispo da Diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais. Com isso, Dom Valter encerra a missão como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, cargo que exerceu com dedicação pastoral, proximidade com o povo e forte presença nas diversas expressões da vida eclesial da capital baiana. Esta é a primeira nomeação no Brasil realizada pelo Papa Leão XIV.
O anúncio na Arquidiocese de Salvador foi feito, oficialmente, pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha às 7h – pontualmente, às 7h – 12h, horário oficial de Roma. “Tenho a graça a e alegria de fazer esse comunicado a todos vocês, uma vez que o bispo se coloca à serviço da Igreja é sempre motivo de gratidão a Deus. Esta notícia tem uma importância toda especial para a nossa Arquidiocese e, naturalmente, para um dos nossos bispos auxiliares, Dom Valter Magno”, disse Dom Sergio, lendo, em seguida o comunicado da Nunciatura Apostólica.
Logo após, Dom Valter leu uma mensagem: “Nestes anos, minha missão pastoral foi profundamente marcada pelo acompanhamento às pastorais e aos serviços sociais da Arquidiocese. Inspirados no exemplo de Santa Dulce dos Pobres, continuam presentes nas ruas, vielas e periferias da cidade muitos irmãos e irmãs dedicados no cuidado com os mais sofredores, empobrecidos e marginalizados. Neste tempo de missão, amadureci como pessoa e como pastor. Como foi bom conhecer e aprender com os serviços de caridade presentes em todos os cantos da cidade do Salvador. Quanto amor transformado em gestos! Estão gravados em meu coração nomes, atitudes e olhares de irmãos e irmãs que vivem o amor a Deus, servindo aos outros” [clique aqui e confira a íntegra do texto].
Nomeado bispo auxiliar de Salvador em de novembro de 2020, Dom Valter foi ordenado episcopalmente em 6 de fevereiro de 2021. Durante esses mais de quatro anos, ele acompanhou de perto a caminhada da Igreja particular de Salvador, marcando sua atuação por uma escuta atenta, presença nos territórios e serviço à comunhão e à evangelização. Seu lema episcopal – “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra) -, guiou sua atuação especialmente junto às comunidades periféricas, juventudes e pastorais sociais.
Ao longo de sua missão na Arquidiocese, Dom Valter foi presença constante nas paróquias, movimentos e eventos arquidiocesanos, destacando-se pela simplicidade, humildade e clareza no anúncio da Palavra. Foi também responsável por acompanhar setores específicos da pastoral, como o Setor Juventude, a Pastoral da Comunicação, a Comissão Arquidiocesana de Diáconos, a Pastoral Presbiteral e as pastorais sociais, além de colaborar com o Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na condução da vida pastoral da Igreja local.
A nomeação para a Diocese de Ituitaba representa uma nova etapa na vida episcopal de Dom Valter, agora como bispo diocesano. A Igreja de Salvador despede-se com gratidão e carinho de um pastor que soube caminhar junto ao povo, com espírito missionário e zelo evangélico.
A data da posse canônica em Ituitaba ainda será divulgada. Enquanto isso, a Arquidiocese de Salvador une-se em oração e ação de graças por tudo o que Dom Valter semeou neste período e pede a Deus que continue iluminando sua missão à frente do novo rebanho que lhe foi confiado.
Foto e texto:Arquidiocese de Salvador (BA)
Comments
No comment