A Diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, tem um novo Bispo! Dom Giovanni Crippa, tomou posse na manhã deste sábado (9), numa cerimônia de posse que teve início às 10h na Catedral de São Sebastião. A cerimônia de posse começou às 9h, num ato cívico que contou com a presença de autoridades civis da cidade e região, e foi transmitida pelas redes sociais. Ao todo, treze bispos do regional Nordeste 3 e de outras regiões do Brasil participaram da cerimônia, entre eles, o bispo da Arquidiocese de Salvador, o cardeal Dom Sérgio da Rocha. Padres e diáconos da diocese de Ilhéus e de outras regiões também estiveram presentes. O bispo aspegio água benta na igreja (fieis) São Sebastião após beijar a Cruz, na entrada da igreja.
Durante a celebração, Dom Giovanni disse: “Este lugar é muito significativo, esta igreja que me abriu as suas portas, esta igreja centenária, esta igreja que é o símbolo de uma igreja que quer acolher, que quer abraçar. Mas também é símbolo de uma igreja de quem quer sa´r, quem quer ir ao encontro das pessoas, para viver alegrias e tristezas, para partilhar a vida de cada dia. A igreja tem uma única coisa que quer anunciar: o Evangelho, o amor de Deus por nós, o amor que não somente deve sair dos nossos lábios mas deve sair das nossas mãos, dos nossos pés, do nosso ser. Nós seremos sempre uma igreja de portas abertas para acolher, de portas abertas para sair, com certeza iremos realizar o sonho de Deus para esta terra banhada pelo mar, esta terra que é o resultado do esforço das lágrimas, dos sofrimentos de tantas pessoas que também construíram esta cidade, este território. Chego, não em meu nome, mas em nome da Igreja, em nome de Deus. Eu disse o meu sim, que é pequeno, mas sei que este sim colocado nas mãos de Deus, Deus irá fazer o resto. Deus precisa somente do nosso sim, da nossa disponibilidade. O resto, Ele vai fazer. Por isso que peço a vocês, que me ajudem a transformar este meu pequeno sim. Juntos, as autoridades civis, religiosas, que estão aqui presentes, juntos possamos construir algo de belo, de bom, de verdadeiro. Sempre, porém, tendo como verdade norteadora, o Evangelho, a pessoa de Jesus Crsito. Centrados nele, iremos caminhar juntos, construir juntos, àquilo que Deus deseja para esta terra, para esta cidade, para a nossa diocese.”
Vale resslatar que Dom Giovanni nasceu em Milão, Lombardia, itália. Em 13 de setembro de 1981, professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata. Foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996. Viveu seus primeiros anos de sacerdócio na Itália, onde foi animador missionário e vocacional, professor na faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana e membro da equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto da Consolata. Desde 2001, está no Brasil, passou por Feira de Santana, Estância e Salvador.
Em 21 de março de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou bispo-auxiliar da arquidiocese de São Salvador e titular de Accia. Sua sagração episcopal ocorreu em 13 de maio seguinte, na Igreja de Santo Antônio, em Feira de Santana, comandada pelo arcebispo dom Frei Itamar Navildo Vian, com auxílio do arcebispo-primaz dom Murilo Krieger e por dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba, que também é missionário. Em 25 de setembro de 2013, foi designado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da diocese de Estância, cujo bispo titular, dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, fora igualmente investido auxiliar da arquidiocese de Salvador. Em 9 de julho de 2014, dom Giovanni foi efetivamente nomeado bispo da dita sé vacante, e sua posse ocorreu em 24 de agosto seguinte.
Ele substitui Dom Mauro Montagnoli. Dom Mauro nasceu na cidade de Ouro Fino – Minas Gerais. Ele tem 50 anos de padre e 26 de Bispo (tempo que ficou em ilhéus). Começou como padre em Campinas, São Paulo, passou por Goiás, Roma e depois, Ilhéus, onde estava até agora. Ele está deixando o cargo por conta da idade. Dom Mauro voltou para Campinas e vai ficar no Seminário com seus Confrades.
Dom Mauro fez a profissão religiosa no dia 9 de dezembro de 1964 e foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Foi nomeado bispo por João Paulo II no dia 20 de dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de fevereiro de 1996 em Ouro Fino (MG). Ele foi o 8º bispo de Ilhéus (BA). Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro da Comissão Episcopal Pastoral, responsável pelo Setor Leigos, Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base (1999 a 2003), membro do Conselho Episcopal Pastoral e presidente da Comissão para o Laicato (2003 a 2007). No Conselho Episcopal Latino-Americano, foi membro da Comissão Episcopal do Departamento de Leigos (1999) e presidente do Departamento de Leigos (2000 a 2003).
Álbuns de fotos:https://www.facebook.com/portalcatolicooficial
Comments
No comment