Em entrevista ao Fé Católica News, o bispo da Diocese de Ilhéus relatou como está a sua rotina diante da nova responsabilidade
Após a renúncia compulsória de Dom Mauro Montagnoli e ao ser nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, I.M.C assumiu o governo da região pastoral do Litoral Sul Baiano, no último mês. A cerimônia de posse canônica aconteceu na Catedral São Sebastião e neste contexto, o bispo italiano se tornou o 10° chefe diocesano deste território.
Em entrevista ao Fé Católica News, Dom Giovanni relatou como está a sua rotina diante da nova responsabilidade como bispo da Diocese de Ilhéus. “Já visitei todas as foranias, já tive o contato e o diálogo com cada padre para saber um pouquinho da caminhada da nossa Diocese”.
O novo bispo do território do Litoral Sul Baiano enfatiza que o momento de troca de informações entre ele e os padres que compõem a área pastoral diocesana contribui para ter o conhecimento acerca da realidade local em que foi designado a pastorear. “Foi um momento muito bonito porque me colocou um pouquinho dentro da realidade. A partir daí, depois, irei começar as reuniões com os conselhos presentes na Diocese.”, afirmou.
Diante das atividades da Igreja no Brasil, Dom Giovanni também citou sobre a positividade da realização da 16ª Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos 一 que será realizada em 2023 a partir do tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” 一, a qual em outubro deste ano iniciou a fase diocesana. “É tudo novo para gente, então a primeira atitude que devemos ter é a da escuta e do diálogo. Acho que o Sínodo e sua temática irá nos ajudar, também, nessa perspectiva de ajudar, de ouvir, de partilhar para que a nossa missão e a nossa presença seja mais a presença evangelizadora”.
A fim de estar em harmonia com o pedido do Papa Francisco em sermos uma Igreja em missão, Dom Giovanni frisa que o percurso escolhido por ele como bispo da Diocese de Ilhéus será aquele capaz de anunciar o Evangelho. “Todos os passos que estamos dando é para que sejamos essa Igreja missionária em saída, capaz de anunciar e testemunhar o evangelho aonde o Senhor nos colocar. E Ele me colocou agora na Diocese de Ilhéus. Peço que todos, também, rezem por mim e pela minha nova missão.”, finalizou.
Comments
No comment