Dom Armando fala sobre a importância da Liturgia e do 13ª Seminário de Liturgia

, Entrevistas

O Portal Católico.net fez uma entrevista exclusiva com o Bispo Referencial do Regional Nordeste 3,Dom Armando Bucciol, que participou neste fim de semana do 13ª Seminário de Liturgia, em Itabuna. Confira!

Portal Católico: Como o senhor ver hoje a Liturgia no Brasil?

Dom Armando: Nos últimos anos a Liturgia por tantos aspectos, melhorou! Melhorou na consciência do que é Liturgia. Muitos leigos e leigas desenvolveram uma preparação mais profunda e uma participação mais consciente. Eu vejo grandes avanços. Compreendo que existem limitações ainda. Mas, em conjunto, eu agradeço esse momento em que vivo, em que se tem um interesse à respeito da Liturgia.

Portal Católico: Qual importância da Liturgia nas missas? É uma maneira de evangelizar?

Dom Armando: Se afirma que a Liturgia é a primeira catequese. É uma catequese em ato. Não é uma catequese teórica, mas uma catequese experiencial. É claro que a Liturgia prevê um antes e um depois. Antes da Liturgia deve ter uma iniciação cristã e depois, a Liturgia não esgota toda ação da Igreja. Tem este depois que é o testemunho da vida, que é a caridade, e a esperança e a fé que alimentam os nossos dias. Portanto, a Liturgia tem um grande peso: educa os cristãos. Mas, não basta celebrar bem, é preciso viver da Liturgia que celebramos. A Liturgia nos ensina a escutar, a colher, a perdoar, a fazer comunhão.

Portal Católico: O sacerdote pode negar a comunhão aos fieis que ficam de joelho?

Dom Armando: Eu convido aos fieis que se ajoelham a ficarem de pé, por respeito aos que vêm atrás, pois dessa forma, não os atrapalha. Eu acho quase ridículo o nosso modo de distribuir a Eucaristia. Pensemos naquilo que fazemos. Por quê ajoelhar? Você pensa que é mais santo ou fiel a Deus porque dá a língua ou dá a mão ou ajoelha em vez de ficar de pé? A procissão é feita caminhando. Portanto, é o povo que caminha na história que se alimenta do corpo de Cristo, como nós cristãos nos alimentamos pela palavra e pelo pão que é o corpo de Cristo. Logo, introduzir essas inovações na Igreja me parece não um ganho, mas sinceramente uma perca.

Portal Católico: Existem paróquias que prezam por uma Liturgia bem celebrada?

Dom Armando: Sim. Na maioria das celebrações que eu presido como Bispo, quase todas foram momentos significativos, ou posso dizer que todas foram de uma riqueza de participação, de envolvimento, por parte dos presentes, dos fieis, portanto, existem muitas celebrações não perfeitas de um ponto de vista do canto, dos movimentos. Mas, que em sua substância, todas estão proporcionando encontro com Jesus Cristo.

Portal Católico: Qual a importância desse Seminário para as Diocese e Arquidioceses da Bahia?

Dom Armando: Com certeza investir na formação dos agentes de Pastoral, sobretudo ao que se refere ao setor da Liturgia, é uma proposta válida. E devemos continuar investindo na formação. Que todos os bispos, padres, leigos, religiosos e religiosas, todos nos coloquemos como aprendizes nessa busca de tornar mais bela a nossa Liturgia. 

Por Redação Portal Católico

 

Deixe uma resposta