Nesta segunda-feira , 26 de dezembro, ás 18h,foi celebrada Missa em Ação de Graças pelo aniversário de um ano de ordenação diaconal de cinco diáconos permanentes da Diocese de Itabuna(BA). A celebração Eucaristica foi na Catedral de São José. A diocese de Itabuna tem oitos diáconos em atividades. A missa em ação de graças foi presidida pelo bispo diocesano dom Ceslau Stanula e concelebrada pelo pároco da catedral de São José o monsenhor Moises de Sousa ,os padres Roque Alves, pároco da paroquia Maria Madalena de Itabuna e o Pe. Euvaldo Santana, pároco da paróquia São Boaventura da cidade de Canavieiras. Os outros três diáconos estavam presentes.
Diáconos:
Joaquim Moreira Filho (paróquia Bom Jesus de Itapé), Esmeraldo Pio Sardinha (paróquia Catedral de São José, Itabuna ),Othon Dantas Neto (paróquia Senhor do Bomfim, Itabuna) Sandoval Pinheiro Farias (paróquia Senhor Deus Menino, Ibicaraí) Erivaldo José da Silva (paróquia Santa Maria Madalena, Itabuna). Um Diácono permanente pode batizar, abençoar matrimônios, levar o viático aos doentes, presidir funerais, mas não é um padre.
O ministério eclesiástico, que é o ministério dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três diferentes graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Dois destes graus participam ministerialmente do sacerdócio de Cristo: a ordem episcopal, correspondente aos bispos, e a ordem do presbiterado, correspondente aos padres.
A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos.
Estes servos de Deus conciliam os compromissos familiares e empregos com a vida religiosa. Nunca medem esforços para servir o povo de Deus, e o fazem sempre com muita disposição e alegria, vivendo o amor de Cristo.
A equipe do Portal Católico parabeniza este servos de Deus pelos trabalhos de evangelização realizados. Por Redação Portal Católico
Comments
No comment