Diocese de Ilhéus e devotos celebram a Festa do Glorioso Mártir São Jorge!

, Destaques

Nesta terça-feira (23), a comunidade católica de Ilhéus está em festa, comemorando o padroeiro, o glorioso Mártir São Jorge! Essa devoção que acontece há 490 anos, atrai centenas de fieis e devotos para o município situado no Sul da Bahia. Dentre 14 paróquias distribuídas em Ilhéus, uma delas, é dedicada a São Jorge. O santo guerreiro é Patrono da Paróquia São Jorge, Padroeiro da cidade de Ilhéus e Mártir Padroeiro da Diocese de Ilhéus. 

A programação festiva começou hoje cedo, às seis da manhã, com a Alvorada. Em seguida, às 7h, teve Missa das Intenções com o Ministério Filhos da Santa Virgem. Às 10h, teve Missa Solene presidida por Dom Giovanni Crippa e com participação do Coral Dom Eduardo. 

Às 12h, quermesse com a feijoada de São Jorge. A tarde será marcada com a tradicional procissão de São Jorge, às 16h. 

Conheça um pouco da história do santo do dia: 

 São Jorge nasceu em 275, na antiga região chamada Capadócia. Hoje, esta região é parte da Turquia. O pai de Jorge era militar e faleceu numa batalha. Após a morte do pai, Jorge e sua mãe, chamada Lida, mudaram-se para a Terra Santa. Lida era originária da Palestina. Era uma mulher que possuía instrução e muitos bens. Ela conseguiu dar ao filho Jorge uma educação esmerada. 

Ao atingir a adolescência, Jorge seguiu a carreira de muitos jovens da época e entrou para a carreira das armas, pois tinha um temperamento naturalmente combativo. Tanto que logo ele se tornou capitão do exército romano. Jorge tinha grandes habilidades com as armas e muita dedicação. Por causa dessas qualidades o imperador Diocleciano deu a ele o título nobre de conde da Capadócia. Assim, com apenas 23 anos, Jorge passou a morar na alta corte de Nicomédia. Nesse tempo, ele exerceu o cargo de Tribuno Militar.
 

Deixe uma resposta