Cerca de 100 jovens de todo o Brasil participam desta sexta-feira, 1º, até o dia 9 de dezembro, da Missão Jovem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude acontece na diocese de Caxias do Maranhão (MA). Esta é uma experiência que proporciona aos jovens vivência com a vocação missionária, colocando-os diante de uma nova realidade. Uma oportunidade de convivência, aprendizado e evangelização nas comunidades das dioceses da Amazônia Legal.
A diocese de Caxias do Maranhão faz parte Amazônia Legal e vai receber cerca de 100 jovens das várias expressões juvenis do Brasil. Nos dois primeiros dias, haverá formação sobre a cultura do povo local. Além disso, também será trabalhada a importância da continuidade da ação missionária na comunidade de origem após a experiência de missão.
Durante a semana, os jovens irão visitar famílias, doentes, idosos, hospitais, a Fazenda da Esperança da diocese e presídios. Em todos os dias, as atividades terão início com a mística missionária e, à noite, acontecerão celebrações com as comunidades. No último dia, todos os missionários se encontrarão para avaliação e celebração de envio.
Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso, a missão será uma presença bonita, de testemunho eclesial e social da juventude. O bispo espera que a experiência estimule o espírito missionário nos jovens do Brasil.
De acordo com o assessor da comissão, padre Antônio Ramos do Prado, o padre Toninho, a diocese de Caxias é de uma grande identidade missionária e traz uma das mais belas experiências de missões de Igreja no país: “Nela os jovens poderão beber de uma profunda experiência missionária com o povo de Deus que caminha”.
Inspirada no chamado da JMJ – As palavras do papa Francisco na praia de Copacabana, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, “Ide, sem medo, para servir”, animaram as expressões juvenis do Brasil a experimentarem “que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria”. Foi neste contexto que a Pastoral Juvenil da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB apresentou esta iniciativa de envio missionário.
A missão jovem teve início em dezembro de 2014, quando 72 jovens representantes das várias expressões juvenis de todo Brasil foram enviados para a Amazônia. Na ocasião, outras comissões da CNBB estiveram envolvidas as atividades. Em 2015, o projeto foi avaliado e tomou novas dimensões. Segundo padre Toninho, a missão jovem agora também é organizada pelos regionais que desejarem, com a continuidade da realização na Amazônia Legal pela Comissão.
Padre Toninho ainda ressalta a parceria com a Missão Salesiana na Amazônia, firmada em 2016, definindo a realização da Semana Santa Missionária na Amazônia. “Todos os anos são nos oferecidas 50 vagas que são divididas entre os jovens de várias expressões do Brasil”, conta.
A missão em Caxias é a terceira realizada pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. No próximo ano, na mesma data, a Missão Jovem será na região do Bico do Papagaio, diocese de Tocantinópolis (TO).
Ano do Laicato – Dom Vilsom ressalta que a missão é eminentemente laical: “haverá lá padres e religiosas acompanhando, mas a missão é feita pela juventude, leigos e leigas na missão”. Neste Ano Nacional do Laicato, segundo o bispo, “em todas as experiências de missão jovem queremos nos unir ao laicato do nosso país e fazer com que nossa juventude seja de fato sal da terra, luz do mundo, fermento na massa”.
O presidente da Comissão para a Juventude da CNBB também enviou uma mensagem aos jovens de todo o Brasil por ocasião do Ano do Laicato.
Fonte:Site oficial da CNBB
Comments
No comment