No 30 de janeiro de 2021, serão ordenados dois sacerdotes para o serviço da Igreja de Jesus Cristo, sob a imposição das mãos e oração consecratória do S. Exma. e Revma. Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da diocese de Itabuna. São eles: Diego Oliveira Americano e Ubiratan Tibúrcio Sobrinho. A solene Celebração Eucarística acontecerá, às 18h, na Catedral Diocesana de São José, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia.
A santa missa será restrita aos convidados e fies em decorrência das medidas protetivas da pandemia do Coronavírus.
Toda a celebração será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais oficiais da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de Itabuna.
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.
O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.
Confira o convite:
Comments
No comment