Este IV Encontro Internacional, moderado pelo padre Marco Frisina, compositor e fundador do Coro da Diocese de Roma, será inaugurado na sexta-feira, dia 7, e contará com a presença de grandes especialistas em música sacra e litúrgica do mundo inteiro.
Programa
O evento começará com a intervenção do professor Robert Mehlhart, diretor do PIMS, que falará sobre a educação musical; o tema das aplicações da música sacra nas liturgias papais será apresentado pelo brasileiro, mons. Marco Pavan, maestro da Capela Musical “Sistina”; Franz Karl Praßl, ex-presidente da Comissão Austríaca de Música Sacra, falará sobre o canto gregoriano, do ponto de vista histórico e litúrgico; a seguir, o maestro padre Fábio Massimillo, compositor e liturgista, e o maestro H. J. Botor, compositor, diretor de coral e organista, tratarão da animação litúrgico-musical. Haverá também alguns workshops, que envolverão, diretamente, músicos e coristas presentes, graças às intervenções do maestro Fabrizio Barchi, professor e diretor de Coro, e do maestro Emanuele Faiola, vice-diretor do Coro da Diocese de Roma.
Audiência com o Papa e Concerto na Sala Paulo VI
O ponto alto do IV Encontro Internacional de Corais será a audiência que o Papa Francisco concederá, na manhã de sábado, dia 8, a todos os participantes, na Sala Paulo VI. Ali, na parte da tarde, se realizará o grande Concerto de Corais: todos os cantores presentes se dividirão, em quatro vozes, para cantar com os 300 membros do Coro da Diocese de Roma, formando um único grande coro polifônico. Todos os coristas serão acompanhados por mais de 80 músicos da Orquestra Nova Ópera, dirigidos pelo padre Marco Frisina.
O programa prevê a apresentação de trechos musicais mais representativos da tradição da música sacra clássica e contemporânea. Para a ocasião, foi composta uma música inédita, intitulada “Christ is my hope” (“Cristo é a minha esperança”), interpretada, pela primeira vez, no Concerto; será apresentado também um “Pot-pourri”, com trechos mais significativos dos primeiros 40 anos do Coro fundado pelo sacerdote Marco Frisina, precisamente, em junho de 1984.
Enfim, os três dias de encontro musical se concluirão no próximo domingo, 9 de junho, às 10h30, na Basílica Vaticana, diante do Altar da Confissão, com uma solene celebração Eucarística, presidida pelo cardeal Mauro Gambetti, Vigário geral da Cidade do Vaticano, e abrilhantada por todos os cantores. Ao término da celebração, todos os coristas participarão, na Praça São Pedro, da oração do Angelus do Papa Francisco.(Vatican News)
Comments
No comment