Como Santa Rita somos convidados a viver a oração e a fidelidade ao Evangelho de Cristo

, Homilias

Chegando ao oitavo dia do novenário de sua padroeira, a Paróquia Santa Rita de Cássia, bairro São Caetano, em Itabuna/BA, recebeu nesta segunda-feira, 20, às 19h, como convidados A Legião de Maria, as Consagradas e Consagrados, o Terço dos Homens, os Bancos e os Músicos. A liturgia foi proclamada pela Legião de Maria e Terço dos Homens e a liturgia cantada foi assumida pelo Ministério de Música São Francisco. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Gilson Marinho OFM Cap, Ministro Provincial dos frades capuchinhos da Bahia e Sergipe, residente na Cúria Provincial, em Salvador/BA.

A homilia do Frei Gilson nos fez refletir sobre a missão dos santos que foi e é de nos conduzir a Cristo e a exemplo de Santa Rita de Cássia, vem este ano nos ajudar, convidar, motivar e aprimorar a nossa, nos anima a buscar seguir o Cristo mais de perto, na intimidade, no silêncio e na contemplação desse Senhor que morreu na cruz e ressuscitou por nosso amor. Frei Gilson também nos recordou que hoje celebramos a memória da Bem Aventurada, Virgem Maria, Mãe da Igreja. “Ontem, nós celebrávamos Pentecostes, a Igreja animada, conduzida pelo Espírito Santo de Deus. Com o Espírito Santo a Igreja é sinal, é sacramento de salvação, é o corpo místico de Cristo onde Ele é a cabeça. E se Maria é mãe do Cristo cabeça, não poderia ser diferente. Ela é a mãe do Corpo completo e total, Mãe do Cristo e deste corpo místico que é a Igreja, que é dos Apóstolos, dos Santos, dos Mártires, a nossa Igreja”, completou ele.

Falando sobre Santa Rita de Cássia, o presidente da Celebração disse que a nossa padroeira “nos inspira a seguir o Cristo mais de perto. Prova disso é um livro que contém todas as cartas escritas por Santa Rita e nelas pode-se comprovar um tom de espiritualidade, de fidelidade ao evangelho, onde aponta os caminhos para o seguimento a Jesus, como igreja, como corpo místico, numa só fé, num só batismo, numa só comunhão com o Senhor e com os irmãos. E toda essa realidade de fato pode acontecer quando buscamos a intimidade com o Senhor na nossa vida diária de oração. Não uma oração displicente, não uma oração feita de qualquer modo, mas uma oração sincera e profunda de diálogo com Nosso Senhor e Salvador”.

Finalizando a sua fala o frei fala desse momento especial que a comunidade paroquial está vivenciando, onde precisamos celebrar esse despertar com muita alegria, contentamento e desejo de seguir a Cristo mais de perto, com amor e fidelidade e compromisso. “Devemos ter um olhar e o coração fixo no Senhor. Paulo nos diz que ‘devemos buscar as coisas do alto’, onde está o Cristo, mas com os pés firmes na realidade e na história. Onde quer que nos encontremos, precisamos ser sinal de Deus, da bondade e da misericórdia do Senhor, precisamos ser Igreja, corpo místico de Cristo, esta Igreja fundada pelo Senhor, fortalecida e iluminada pelo seu Santo Espírito, amada pela Virgem Maria, ela que é a mãe de Deus e nossa. Celebremos meus irmãos com muita fé e devoção, alimentando nossa fé na oração, na palavra e na eucaristia, e como comunidade, testemunhemos como irmãos Senhor, pois Ele está presente, pois Ele está no meio de nós”, concluiu o Frei Gilson Marinho.

A Pastoral da Comunicação e os Músicos da paróquia foram os responsáveis pelas diversas iguarias disponibilizadas na quermesse e a Pastoral do Dízimo foi mais uma vez responsável pelos espetinhos de carnes. Houve som ao vivo e muita animação em mais uma noite do nosso novenário.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) está transmitindo o novenário através do canal da Paróquia Santa Rita de Cássia no Youtube: https://www.youtube.com/@igrejasantaritaoficial e fazendo toda cobertura através das redes sociais (Instagram e Facebook). Confira lá, compartilhe, comente, faça essa interação conosco.
Texto e fotos:Pastoral da Comunicação/ Paróquia Santa Rita de Cássia na Diocese de Itabuna(BA)

Deixe uma resposta