Com produção de tapetes, missas e procissão, fieis celebram Corpus Christi em Itabuna!

, Homilias
Foi no amanhecer desta quinta-feira, 30 de junho, dia em que a Igreja Católica celebra Corpus Christi, que muitos fieis começaram a chegar na Avenida Nações Unidas, em Itabuna (BA), em frente à Catedral de São José, para produzir os tradicionais tapetes de Corpus Christi, usando a criatividade, pó de serra, sal grosso, farinha de milho, materiais recicláveis, muitas cores e devoção. Os tapetes têm um sentido simbólico, pois é por cima deles que se passa o corpo de Cristo. Cada desenho produzido, tem um simbolismo que associa a fé a figura de Cristo.  Participaram da produção, integrantes de movimentos e pastorais da diocese de Itabuna. Pessoas de todas as idades, reunidas com um único propósito: propagar a fé e preservar a cultura religiosa. 
 
O Corpus Christi vem do latim e tem como significado “corpo de Cristo”. É uma data que celebra, segundo a crença católica, a presença real de Cristo na Eucaristia, que representa o corpo de cristo. A data é celebrada 60 dias após depois do domingo de Páscoa e é feriado religioso. 
 
A programação no município itabunense começou às 5h, com a confecção dos tradicionais tapetes ornamentais. A confecção seguiu até às 12h. Às 7h, teve a missa da Comunidade. Das 8h às 14h, aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. No período vespertino, a missa começou às 15h, presidida pelo bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, e boa parte do clero diocesano da Forania Centro. A Catedral de São José ficou completamente lotada, com a participação dos fiéis das 13 paróquias e duas quase – paróquias da cidade e diocese de Itabuna.
Na homilia, Dom Carlos ressaltou a importância de Jesus na vida de cada fiel católico: “Hoje é motivo de festa e de alegria porque estamos ao redor, conscientes, celebrando a festa da aliança, da ação de graças, do pão vivo descido do céu, do próprio Deus, o Seu Filho, Jesus!  
Você está feliz porque está celebrando, está coroando em seu coração, esse grande momento solene: da ação de graças, da eucaristia, do alimento que o Senhor deixou para todos nós! Por isso mesmo, nós nos reunimos em dois banquetes: banquete da palavra e banquete da eucaristia. Hoje, Jesus quer entrar em cada coração, quer fortificar a nossa vida, quer fazer uma aliança em cada um de nós. Se nós tomássemos consciência, nunca deixaríamos de participar da missa, vivendo a alegria de Jesus ressuscitado que se dá em alimento para todos nós. Você quando recebe Jesus, consciente, vai ver que Ele vai fazer algo dentro de você, transformando seu coração, sua vida, seus atos, mostrando a sua fidelidade àquele que foi sempre fiel e aliança conosco”, disse o bispo.
 
Para conferir a missa completa, acesse este link que direciona para a página da Diocese de Itabuna no Youtube: https://www.youtube.com/live/4KAPjhIKoL0?si=99DEjB0sQlVyxhDq.
 
Às 16h30, aconteceu a tradicional procissão de fé e amor com o corpo de Cristo, pelas ruas e avenidas do centro da cidade, com a participação dos fieis, religiosos e religiosas, e de um mini trio que animou a todos com muitos louvores e orações. Depois da procissão, os fieis retornaram para a catedral diocesana.
Às 18h, aconteceu o encerramento com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Deixe uma resposta