O bispo, os padres e diáconos da diocese de Itabuna peregrinaram até a cidade de Aparecida do Norte para rezarem diante da Virgem Aparecida. O retiro anual do clero é momento de parada, reflexão e oração. Participou do retiro cerca de 30 membros do clero. O evento aconteceu entre os dias 26 de fevereiro a 2 de março.
Padre Renan, da arquidiocese de Aparecida, foi o orientador do retiro. Fez um caminho, levando o clero a revisitar as suas origens – Nazaré, até o lugar da paixão, morte e ressurreição de Jesus – Jerusalem. Nesse caminho o convite era perceber quem sou eu e qual a minha missão. Redescobrir os momentos de glórias, mas também do sacrifício.
No retiro percebeu-se o quanto precisamos caminhar e amadurecer diante da nossa missão. Um caminho desafiador, que exige compromisso e fidelidade, sempre de olhos fixos em Jesus. Esse que passou por tantos momentos difíceis, mas não tirou os olhos do Pai.
Os dias foram preenchidos com pregação, desertos, celebrações eucarísticas, celebração penitencial, confissões e adoração. Além disso, fomos conduzidos a visita monitorada ao Santuário. Nessa visita podemos perceber a beleza teológica de cada pintura e do projeto arquitetônico do Santuário. Fechamos o retiro com a celebração eucarística no Santuário, sendo presidido pelo nosso bispo, Dom Carlos Alberto e concelebrada pelos padres e diáconos da diocese de Itabuna.
Matéria e edição de texto: Pe. José Augusto
Comments
No comment