Famílias atingidas pela enchente em dezembro do ano passado, em Itabuna (BA), receberam ontem, dia 20 de abril, um cartão no valor de 3 mil reais da Cáritas brasileira, entidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A ajuda humanitária recebeu recursos da União Européia. Além das famílias de Itabuna, o Programa Resposta Emergencial vai auxiliar desabrigados de mais cinco municípios baianos e outras duas cidades mineiras. A entrega dos cartões já aconteceu em Ilhéus, no dia 1 de abril.
Ontem, quarta-feira (20), a entrega dos cartões foi feita na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Jaçanã, em Itabuna. Na oportunidade, o padre Ricardo Nunes, vigário da paróquia, disse que era um momento de louvar e agradecer a Deus.
Os cartões, com o valor de R$ 3.000, poderão ser utilizados na modalidade débito em supermercados, lojas, farmácias, mercearias e demais estabelecimentos.
A seleção para o recebimento dos benefícios é baseada em critérios de vulnerabilidade, voltado às famílias que perderam a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência. Além disso, serão priorizados os círculos familiares chefiados por mulheres, casas com muitas crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Portanto, o projeto busca contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população atingida pelas enchentes.
O auxílio monetário na forma de cartão multipropósito é um dos eixos de ação humanitária, que também inclui a entrega de kits de higiene e limpeza, bem como o apoio à estruturação e ao fortalecimento de abrigos.
A realização é da Cáritas Brasileira, com o apoio da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça.
Foto: Redes sociais
Comments
No comment