A Câmara de Vereadores de Itabuna, no Sul da Bahia, realizou nesta terça-feira (13), no Plenário Antônio Lima, uma Sessão Especial para discutir sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”.
A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos, no período da Quaresma, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e desempenha uma importante tarefa social no fomento da reflexão. “A Campanha há tem o objetivo de despertar as consciências para os problemas da nossa sociedade”, explicou o Padre José Roberto, que também estava presente na eventualidade.
A Sessão Especial contou com a participação de vários religiosos, vereadores e paroquianos.
O autor da Sessão foi o Vereador Antônio Cavalcante, que participa da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Califórnia, em Itabuna.
A Sessão começou com uma oração realizada pelo Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos. Em seguida, o tema começou a ser abordado.
“A Igreja proclama, com a convicção de sua fé em Cristo, e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal para toda sociedade. Portanto, a busca de soluções alternativas à violência para resolver os conflitos, assumiu atualmente um caráter de dramática urgência.” Foi assim, que Davi Pedreira da Pastoral Carcerária da Diocese de Itabuna deu início à discussão.
O assunto também foi refletido pelo Vereador Enderson Guinho. O parlamentar é também Coordenador Diocesano do Encontro de Jovem com Cristo (EJC) e membro do Movimento Escalada em Itabuna. Em suas palavras, ele ressaltou a importância de olhar para as comunidades carentes: “Muito importante trazer essa temática para discussão pois este tema é de grande relevância já que estamos vivendo com alto índice de violência não só na nossa cidade mas em todo o país. (…) A gente percebe a necessidade de discutir as políticas públicas nas Câmaras de Vereadores, nas Câmaras de Deputados, porque a maioria dos políticos utilizam a periferia em épocas de eleições, e quando passa esse período, eles esquecem dessa sociedade.”. O jovem Vereador Guinho ainda destacou a importância do trabalho de evangelização realizado pelas Igrejas: “A gente observa Itabuna com esse índice de criminalidade entre os jovens, e numa reunião em que estive com o Secretário de Segurança Pública, a fala dele foi muito importante. Ele disse: ‘Estaria muito pior se não tivéssemos a atuação das Igrejas’. A igreja tem essa atuação e essa ressocialização, muitas vezes, muito mais do que o próprio Estado”.
Para finalizar, o Bispo Dom Carlos deixou um conselho especial para todos os presentes: “Comecem a dialogar nas suas casas, com seus filhos, com sua família. A Formação deve começar em casa.”
Reportagem e fotos: Valdeni Elias
Edição de texto: Anara Passos (Jornalista)
Comments
No comment