Assinatura acordo será nesta segunda-feira, pelo cardeal Dom Sergio da Rocha e o prefeito Bruno Reis
A Arquidiocese de Salvador e a prefeitura da cidade firmaram um convênio para restauração do Cine Excelsior, localizado na Praça da Sé, Centro Histórico da capital baiana. A assinatura do acordo será realizada pelo cardeal Dom Sergio da Rocha e o prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira, 19.
O investimento, uma Parceria Público-Privada (PPP) orçada em torno de R$ 20 milhões, prevê um centro de convenções com espaço para eventos e festas no local, o que ajudará na sustentabilidade do Palácio da Sé. O evento acontecerá às 9h30 no Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide, ao lado do Cine Excelsior, e contará com a presença de autoridades religiosas e civis.
Embora não seja tombado, o prédio do Cine Excelsior está em um local conhecido como “circuito de tombamento”.
“Este passo que daremos é de uma importância singular, pois é um resgate da história do Centro Histórico de Salvador. É mais um presente que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai oferecer à cidade. Em 2018 aconteceu a entrega do Palácio da Sé, após ser restaurado, e agora vamos ter mais um equipamento à serviço da comunidade”, afirmou o presidente do Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide e membro da diretoria da Congregação Mariana de São Luiz, cônego José Abel Pinheiro.
Cine Excelsior
Primeiro cinema católico da Bahia, o Cine Excelsior foi inaugurado em 17 de abril de 1935, ocupando o lugar do Cine São Jerônimo. Pertencente à Congregação Mariana de São Luiz, o espaço foi fundado pelo frei Hildebrando Kruthaupse, e tinha como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção da ação evangelizadora dos franciscanos, em Salvador.
Prédio do Cine Excelsior está em um local conhecido como “circuito de tombamento” –
Comments
No comment