A Diocese de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, está em festa em comemoração aos 25 anos de criação e instalação da diocese na Costa do Descobrimento do Brasil. É o seu primeiro jubileu e em especial, seu episcopado de dom José Edson Oliveira. O bispo diocesano dom José Edson Oliveira, neste sábado, (02/01), às 16h, deu início a abertura oficial da Porta Santa do Jubileu, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral Diocesana).
Na oportunidade, ele disse: “A Porta é um símbolo para lembrar a todos e a todas que por aqui passarem, lembrar sempre daquele que diz: ‘Eu sou a Porta, quem passar por mim, será salvo! Entrará, sairá e encontrará passagens’. Aquele que entra, terá segurança. A abertura da Porta Santa é um convite para refletirmos sobre a nossa vivência batismal, a nossa caminhada enquanto fieis”
A celebração Eucarística foi restrita com distanciamento social devido a pandemia do coronavírus. Todos os padres dos oito municípios da diocese, estavam representando a sua respectiva paróquia. Algumas autoridades politicas de algumas cidades que abrangem a diocese, participaram da santa missa.
Neste ano, os fieis terão muitos motivos para comemorar. No dia 12 de junho celebra-se a data da criação. No dia 8 de setembro, celebra-se o aniversário de ordenação do bispo dom Edson (são 25 anos como pastoreio), e no dia 12 de outubro (data em que foi feita a instalação da diocese de Eunápolis, há 25 anos). São três momentos fortes para celebrar em 2021 e passar pela Porta Santa da indulgência.
O que significa passar pela Porta Santa?
Cada vez que se cruza uma Porta Santa, ganha-se uma graça especial e essa é chamada indulgência plenária.
A transmissão da Celebração foi realizada pela mídias sociais da diocese.
>>Clique aqui.
Fotos: Captura de vídeo
Comments
No comment