Celebração solene marca a criação de mais uma paróquia na Diocese de Itabuna. Confira!

, Homilias
A Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, ganhou oficialmente, neste domingo, 24 de novembro, mais uma matriz paroquial em seu território. A comunidade católica do bairro Jaçanã agora amplia sua missão pastoral das ações e trabalhos de evangelização. A missa de instalação da nova paróquia foi presidida pelo Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna e bispo da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas no extremo sul da Bahia, Dom Jailton de Oliveira Lino. . 
A programação especial da instalação da trigésima quarta paróquia da Diocese de Itabuna, foi criada a partir do desmembramento da Matriz de Senhor do Bonfim e marcada pela nomeação do padre Ricardo Rezende, como o primeiro pároco. A comunidade católica do Bairro Jaçanã agora é sede paroquial de Nossa Senhora das Graças.
 
A solene Celebração Eucarística foi presidida por Dom Jailton, com a igreja completamente lotada!, sendo este, um momento histórico para a Igreja Católica neste bairro.
 
Na oportunidade, Dom Jailton destacou sua alegria ao vivenciar esta noite tão especial: “Igreja é a casa de solidariedade, é o lugar da comunhão, lugar da partilha. Eu estou muito feliz por estar aqui com vocês, celebrando esta Eucaristia, nesta solenidade de Cristo Rei e na sétima noite em preparação à Festa de Nossa Senhora das Graças. E dentro desta solenidade, criar esta nova paróquia, aqui na nossa cidade de Itabuna. Desde pequenininho, eu aprendi a amar e venerar Nossa Senhora das Graças.”
 
O ato solene foi presidido pelo administrador Apostólico, que entregou oficialmente a nova paróquia para seus devotos e empossou também o padre Ricardo Rezende, sendo o primeiro pároco. “É uma alegria grande. Transborda nosso coração de gratidão a Deus por estarmos acompanhando esse fato histórico, mais uma página positiva que abrimos hoje a criação da paróquia no bairro Jaçanã”, comemorou um paroquiano presente na celebração.
 
“Há vários anos, a capela era erguida aqui no bairro, agora o imponente templo construído pela força comunitária é elevado à categoria de paróquia. A alegria aqui é visível em todos nós”, declarou um dos paroquianos.
 
O novenário da comunidade católica começou dia 18 e segue até o dia 27/11. Compõem a nova paróquia: as comunidades Santa Clara, Santo Agostinho, Sagrada Família, Nossa Senhora do Carmo, São Miguel.
A comunidade foi criada pelo Pe. Frei Joaquim Cameli em 1980. O decreto de criação da paróquia e o documento de nomeação do padre como administrador paroquial foi lido pelo diácono Trajano Osvaldo. A santa missa foi transmitida pelas mídias sociais da diocese e da nova paróquia. A concelebração foi feita pelos padres: Tony Valério, José Andrade, Ezequias Gonçalves, Manoel Carlos, José Nunes os diáconos permanentes Trajano Osvaldo e Erivaldo.
 
A Diocese de Itabuna abrange 19 municípios e é composta agora de 34 paróquias e duas Quase-paróquias, que são: a quase-paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Itabuna, e a quase-paróquia São Francisco de Assis, no distrito do Rio do Meio em Itororó.
Segue o link da transmissão:https://www.youtube.com/watch?v=qcj6p7uzeJ4

Deixe uma resposta