Primeira Eucaristia e Batizados são realizados em Itabuna no fim de semana. Confira!

, Destaques
Neste  domingo, 27 de outubro, 41 crianças e adolescentes receberam a Primeira Eucaristia na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna (BA), com a presidência do Padre Frei Luciano Martins (pároco). 
A primeira Eucaristia é um marco na vida espiritual de uma criança ou adolescente, representando a união mais profunda com Cristo na forma do pão e do vinho consagrados. Para muitos, esse sacramento simboliza o início de uma jornada de fé mais consciente e comprometida.
 
Durante a cerimônia, as crianças e adolescentes foram encorajados a viver o sacramento da confissão e refletir sobre o significado da Eucaristia e a importância de receber Cristo em seus corações. A vivência da primeira confissão também é um marco na vida de um adolescente, um momento de alegria, gratidão e renovação espiritual. Os pais, padrinhos e toda a comunidade presente testemunharam com orgulho e gratidão esse passo importante na vida espiritual desses jovens, que agora estão mais próximos de Deus e da comunidade de fé. A importância da Primeira Eucaristia vai além do ato sacramental em si. Ela representa um compromisso renovado com os ensinamentos de Cristo, um convite para viver segundo os valores do Evangelho e uma oportunidade de fortalecer a relação pessoal com Deus. Para esses adolescentes, a Eucaristia é um símbolo de amor, perdão e comunhão, que os acompanhará ao longo de suas vidas. Por trás desse processo de aprendizado e preparação, encontram-se os dedicados catequistas, verdadeiros guias espirituais que se empenham em transmitir os ensinamentos da fé de forma amorosa e inspiradora. Eles desempenham um papel super importante, orientando as crianças e os adolescentes em suas jornadas de descoberta espiritual, preparando seus corações e mentes para receber os sacramentos com reverência e gratidão.
 
Portanto, a Catequese não é apenas um processo de ensino religioso, mas sim, um caminho de encontro com o divino, de crescimento espiritual e de fortalecimento da fé. Por meio do esforço dos catequistas, da alegria das crianças e adolescentes e da importância dada a esse momento de preparação, a catequese se torna uma experiência transformadora, que marca a vida dos jovens e de toda comunidade cristã.
 
No sábado (26), às 18h, também houve um momento muito especial na vida de 20 adultos: o Batismo. 
O Batismo é porta de entrada à vida em comunhão com a Igreja de Cristo. Pela água, o ser humano passa a ser filho de Deus, participante da vida da Trindade. Vale ressaltar que qualquer pessoa não batizada pode receber o Batismo, seja adulto ou criança. No caso de idade maior a 9 anos é necessário primeiro, participar da catequese por dois anos, e após o Batismo então, receber a Primeira Comunhão.

Deixe uma resposta